A mudança que você quer exige decisões que você evita
Por experiência própria, eu te digo que grandes mudanças começam no momento em que a vida nos apresenta decisões difíceis. Aquelas que adiamos e resistimos fazer porque tememos os resultados. Porque, na maioria das vezes, nos acostumamos a pensar nos piores cenários, nos resultados mais sombrios.
É para fazer esse tipo de decisão que precisamos acionar nossa coragem e nosso amor próprio. Vamos precisar disso para entender que a vida é movimento puro e constante. Mais do que isso, precisamos compreender que quando um ciclo se fecha é porque já nos ofereceu todas as suas possibilidades e que agora, cabe a nós nos abrir para acolher o que virá.
Podemos facilitar esse dinamismo quando entendemos que as decisões que tomamos diariamente, especialmente as pequenas, é que têm o poder de criar a vida que sonhamos.
E quando eu afirmo isso, fico pensando em quantas pessoas poderiam ter suas vidas transformadas, mas não o fazem pelo simples fato de sonhar com mudanças grandes, talvez até radicais, mas sem entender que para chegar ao grande, precisamos, primeiramente, começar do pequeno.
Além disso, é preciso se certificar de fazer as escolhas certas, as escolhas mais sábias. E escolhas sábias partem da sabedoria de equilibrar razão e emoção.
Assim, temos que ficar atentos para não agir guiados apenas por nossas emoções, pois elas podem ser, naquele momento, um trem desgovernado. E nem tampouco guiados apenas pela razão, pois ao preferencialmente escolhermos apenas uma dessas vias, estaremos fadados a escolhas parciais e que, futuramente, vão mostrar a sua falta de significado em nossas vidas.
Além do mais, é por essas e por outras que grandes decisões não são fáceis. Elas exigem que deixemos algo para trás e, em alguns momentos, esse algo que precisamos renunciar nos é caro, nos toca no mais fundo de nosso ser.
Entretanto, e apesar de toda essa importância em nossas vidas, é alguma coisa que já não nos traz alegria e nem atende mais aos nossos anseios mais profundos. Algo que, infelizmente (ou felizmente, quem sabe?…) já não faz mais sentido para nós.
O correr da vida não nos permite saber o que nos espera quando decidimos. Mas nos permite saber que haverá a inauguração de uma nova etapa da vida. Diferente, mas repleta de possibilidades que dependem de nosso esforço para concretizá-las.
Resumindo, se você quer fazer grandes mudanças em sua vida, comece já, comece hoje. E comece tomando decisões pequenas, mas que, ao longo do tempo, vão fazer grandes diferenças.
Para te ajudar, vai aqui uma listinha com 7 decisões para você começar logo:
Confira a Rita Viera no Instagram. Clique aqui: https://www.instagram.com/ritavieirapsicologa/
Rita Vieira Site: https://ritavieira.com.br/
Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…
Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…
No mundo corporativo, algumas expressões se popularizaram e hoje vou falar sobre uma delas. Frequentemente…
Evento é oportunidade de atrair clientes e ampliar a visibilidade dos estabelecimentos
Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas O risco…
De 19 a 21 de setembro, Belo Horizonte recebe o 3º Campeonato Brasileiro de Esportes…