Benefícios da corrida de rua
Seja para manter a saúde em dia, ou por pura diversão confira aqui os seis benefícios da corrida de rua e inclua de vez essa prática na sua rotina.
O esporte conquistou muitos adeptos nos últimos anos, prova disso são os circuitos que tomaram conta do calendário esportivo dos belo-horizontinos.
Têm percurso para atletas veteranos e também para quem está só começando. O esporte não exige investimento mensal, já que é praticado ao ar livre. Sem mais delongas, apresentamos os motivos pelos quais queremos te convencer a calçar o tênis e ir pra rua.
Assim, confira aqui os seis benefícios da corrida de rua para a sua vida.
A corrida de rua ajuda a reduzir e combater dois dos males do homem moderno: o estresse e a depressão.
Por isso, pesquisas apontam que correr aos menos três vezes por semana por no mínimo 30 minutos, tem efeito parecido com o uso de alguns medicamentos. A atividade, que é aeróbica, libera endorfina, um dos hormônios associados ao bem-estar.
Desta Forma, um dos grandes benefícios da corrida de rua e que ao desenvolver a prática, o metabolismo acelera queimando calorias.
O melhor da atividade é que mesmo após o fim do exercício, o corpo continua trabalhando na queima.
No entanto, com a perda de peso, os níveis de colesterol no sangue diminuem. Reduz a pressão arterial e melhora a capacidade cardiovascular
Se você busca prevenção, ou já apresenta algum problema ligado ao aumento da pressão arterial e circulação sanguínea, a corrida de rua sobreudo é um excelente aliado para colocar a saúde em dia.
Um dos seis benefícios da corrida de rua é que ela estimula o cérebro, principalmente o humor e a memória. A atividade deixa a mente mais conectada e “limpa”, além de aumentar a capacidade cognitiva e prevenir o
Alzheimer.
Corrida de rua deixa os ossos mais resistentes também, estimulando a formação de massa óssea. A osteoporose, sobretudo, atinge em sua maioria, mulheres e a atividade pode ser uma excelente escolha e não tem restrição de idade.
Fazer amigos e ser mais sociável
Primeiramente a corrida de rua pode ser uma atividade social. Mas uma oportunidade para conhecer pessoas e ampliar a rede de amigos. Com toda a motivação que o esporte oferece, é natural que os adeptos fiquem mais entusiasmados em
interagir socialmente.
Músculos, porque te quero. Correr na rua é indiscutivelmente um meio de fortalecer e desenvolver os músculos.
Enfim a prática movimenta os músculos inferiores, como a panturrilha, o quadríceps, glúteos e o isquiotibiais (localizados na parte posterior da coxa), além de colocar para trabalhar na parte superior do corpo o deltoide e o bíceps.
Use um bom tênis e que ofereça amortecimento, corridas de rua não têm o mesmo que impacto que a prática na esteira. Ao ar livre você lida com obstáculos como os desníveis do solo, já a esteira proporciona um piso na
mesma constância.
Procure roupas leves e que permitam fluidez nos movimentos. Consulte um médico antes de iniciar a prática, assim você evita inclusive lesões.
SOBRE LUCAS MACHADO: www.porlucasmachado.com.br
Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…
Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…
Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…
Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…
Por que a inovação precisa voltar do quadro para a prática Vivemos uma era em…
Yun Ton: seis décadas de tradição chinesa em Belo Horizonte Fundado por imigrantes chineses no…