Chocolate quente fit para o frio
Primeiramente, o inverno aumenta a vontade de ingestão de comidas quentes e as chamadas confort food e isso pode sabotar o plano alimentar saudável. O frio tem associação subliminar com algumas comidas e bebidas e uma delas é o chocolate quente.
Dessa forma, o chocolate quente é uma excelente opção para o café da manhã ou lanche da tarde,ou a noite antes de dormir, levando saciedade e bem estar, reduzindo inclusive a ansiedade do dia a dia.
Por outro lado, além dos benefícios do cacau, o chocolate quente ainda é mais benéfico para a saúde já que há menor ingestão de gordura do que comer uma barra de chocolate.
Além disso o chocolate quente ativa o cérebro por causa do aumento da circulação sanguínea tornando o raciocínio mais rápido já que chega mais oxigênio na cabeça.
O chocolate quente, por outro lado, ainda causa sensação de bem estar por causa da sua ação na dopamina e na endorfina, que permitem relaxamento e ainda permite maior recuperação do corpo quando submetido à atividade física.
Por outro lado, a utilização do xilitol, além do sabor mais se assemelhar ao do açúcar refinado, auxilia na redução de peso, previne osteoporose e auxilia no tratamento de lesões renais, dentre outros benefícios.
Assim, o chocolate quente continua sendo uma ótima opção para os dias frios e, aliado a uma alimentação saudável e equilibrada e aos exercícios, traz grandes benefícios à saúde permitindo ser saboreado sem culpa.
Receita
Ingredientes
- 300 ml de leite desnatado
- 01 colher de sobremesa de amido de milho
- 1 colher de sopa de cacau em pó 100 %
- 1 colher de sobremesa de xilitol
Modo de preparo
A princípio dissolva o amido de milho no leite até que esteja homogêneo. Em seguida transfira para uma panela e adicione o cacau em pó e o xilitol.
Em seguida mexa bem em fogo baixo e deixe engrossar um pouco quando começar a ficar cremoso, está pronto. Se preferir menos cremoso
desligue o fogo antes de ficar mais grosso.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.