Cuidar da saúde mental não é luxo
De fato, é necessidade. Um cuidado básico e essencial, especialmente quando atravessamos momentos difíceis e estressantes na vida. As adversidades que nos bombardeiam sem aviso prévio têm o poder de nos “tirar do prumo”, de nos desequilibrar emocionalmente e, muitas vezes, de tornar nossa vida quase insuportável.
Infelizmente, no entanto, convivemos com uma realidade desigual em que a maioria da população não tem a oportunidade de acessar determinados tratamentos dessa natureza. Além disso, ainda existe em pleno século XXI muitas pessoas que consideram que tratamentos psiquiátricos, psicológicos e afins são destinados apenas a pessoas que a sociedade rotula como “loucas”.
E como se não bastasse esse estado de coisas, a maioria de nós seguimos coletivamente nos enganando quando cuidamos somente do corpo, como se isso fosse possível. Desta maneira, nos “esquecemos” que somos uma unidade e que não existe corpo separado de mente. Assim, quase sem perceber, ligamos o piloto automático, seguimos correndo para cuidar de nossas muitas tarefas e deixamos de lado aquele que deveria ser o mais importante de todos os compromissos, que é o cuidado integral com a nossa saúde (física, mental, emocional e espiritual).
Agora, se você faz parte da parcela mais afortunada da população, aquela que pode escolher, que reúne condições não só financeiras, mas também de discernimento para saber quando e como cuidar integralmente de sua saúde, eu te digo que em algum momento de sua vida você vai se encontrar diante de dois caminhos.
O caminho da luz vai te levar a priorizar o autocuidado, entendido aqui numa perspectiva mais ampla. No entanto a mídia, redes sociais e algumas especialidades da medicina costumam vender o autocuidado como restrito ao cuidado estético. É uma parte importante também, pois vivemos num mundo que valoriza de forma absurda a aparência física e todos nós, seres humanos imperfeitos, queremos ser aceitos e amados.
Porém, autocuidado é muito mais que isso. Autocuidado é quando você assume se conhecer e crescer a partir desse autoconhecimento. É quando você escolhe iluminar sua vida a partir de dentro e assim afirmar seus valores e seguir com eles, de reconhecer suas forças e suas limitações. É quando você reconhece seus erros e aprende com eles. ´ O caminho da luz vai trazer até você a consciência de si mesmo e vai te mostrar que esse é o poder maior.
Ao contrário disso, para aqueles que não querem, não podem, ou mesmo não têm a oportunidade, vai restar o caminho da sombra. Nele, essas pessoas vão sobretudo perambular à deriva de si mesmas. Dependentes do supérfluo, presas a relacionamentos doentios e sofridos. Presas ao passado… e tudo por que não se conhecem e não sabem como dirigir suas vidas por caminhos mais suaves.
Quando não nos cuidamos e não damos atenção à saúde mental, de alguma forma essa lacuna vai dar seus sinais.
Como Emagrecer com a Dieta Mediterrânea A dieta mediterrânea é mais do que um plano…
Alimentos Funcionais e Nutrição Personalizada A alimentação moderna tem evoluído significativamente, trazendo conceitos que aliam…
Dieta das Sopas para secar a barriga A dieta das sopas tem se tornado uma…
Direito à Indenização por Danos Morais em Caso de Atraso ou Cancelamento de Voo Viajar…
Transporte de Veículos e Eventos Esportivos: Uma Conexão que Move o Brasil A logística por…
Dieta Sem Glúten Benefícios A dieta sem glúten tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto…