Dietas açúcar zero
Lá está ele, por toda parte! Disfarçado ou não, colorido, bem branquinho, e em quase todos os alimentos. Fico aqui pensando que deve ser um dos motivos de ser sempre tão difícil fazer uma reeducação alimentar.
Afinal, para onde olhamos, praticamente em todos os estabelecimentos e supermercados, o açúcar é ingrediente abundante nas prateleiras. A cada momento, a indústria bombardeia com propagandas e potinhos maravilhosos um novo alimento… com açúcar!
Aprendi com minha nutricionista que o açúcar hoje em dia anda bem maquiado, ela diz, ‘respondendo por outros nomes’, inclusive em embalagens ditas lights e diets. E isso pode virar um perigo, não é mesmo? Afinal, para quem, assim como eu, não entende o que está nos rótulos dos produtos.
É o que afirma a nutricionista funcional Junia Bethonico, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional: “O mais importante é saber sobretudo dos ingredientes, da maior quantidade para a menor.
Assim, se um produto tem açúcar, farinha e leite, significa que ele tem mais açúcar que leite.
Este doce veneno pode ser um desafiador de primeira na luta pela saúde. O Doutor Patrick Rocha, presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade E Doenças Crônicas (INEODOC), explica porque o açúcar em excesso ingerido no nosso organismo.
Essa glicose faz com o que pâncreas jogue insulina no sangue para colocar glicose dentro das células, pois esta glicose no sangue por muito tempo é tóxica, podendo destruir células e até órgãos.
Uma vez a insulina alta no sangue, não há o processo de emagrecimento. Não há queima de gordura.
Pelo contrário, o fígado transformará essa glicose em triglicerídeos que podem também inflamar o corpo, além de engordar.
Pouco tempo depois, cerca de 3 horas, o corpo já pede mais açúcar e o ciclo vicioso recomeça.”
Deu para entender? Volta e meia, minha nutricionista me explica esse tal ciclo e eu entendendo a parte que, para queima de gordura, tem que diminuir a ingestão de docinhos e afins.
E o açúcar pode se apresentar com outros nomes. Aí é que está o maior dos problemas!
Existe um perfil inglês, em um aplicativo de redes sociais, com mais de 70 mil seguidores, do qual vem revelando o açúcar e seus disfarces, ao mostrar alimentos comuns do nosso dia a dia, ao lado da quantidade correspondente de açúcar total que este leva em sua composição. É de cair o queixo.
Mas calma, existe uma saída! Com uma reeducação bacana feita por um profissional que te entenda, com força de vontade e muito foco, dá sim para diminuir bastante os índices de glicose no sangue e deixarmos o posto de ‘formiguinha’ de vez.
A meu ver, quanto mais protelamos por uma alimentação saudável, mais difícil fica. No momento em que tomamos a consciência da saúde muito além da estética, nos conscientizamos em querer mudar.
Afinal, não podemos relaxar naquilo que colocamos para dentro do nosso organismo. Nosso corpo, nossa casa!
Converse bastante com seu nutricionista, pergunte-o onde o açúcar pode estar camuflado, pois muitas vezes, nem percebemos.
Os rótulos querem nos atrair com suas cores e nomes e no fim podemos estar comprando uma falsificação pura. Tudo com equilíbrio e corretamente.
Sobre Lucas Machado: www.porlucasmachado.com.br
Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO
Como Emagrecer com a Dieta Mediterrânea A dieta mediterrânea é mais do que um plano…
Alimentos Funcionais e Nutrição Personalizada A alimentação moderna tem evoluído significativamente, trazendo conceitos que aliam…
Dieta das Sopas para secar a barriga A dieta das sopas tem se tornado uma…
Direito à Indenização por Danos Morais em Caso de Atraso ou Cancelamento de Voo Viajar…
Transporte de Veículos e Eventos Esportivos: Uma Conexão que Move o Brasil A logística por…
Dieta Sem Glúten Benefícios A dieta sem glúten tem ganhado cada vez mais adeptos, tanto…