Saúde

Qual a relação do sono e atividades físicas?

Qual a relação do sono e atividades físicas?

A princípio são noites mal dormidas, bocejos fora de hora, cochilos inconvenientes ao longo do dia. Afinal qual a relação sono e atividades físicas

Celular na cama vasculhando as redes sociais ou aquele site que nem você faz a menor ideia de como parou ali. E nada do sono chegar.

Segundo a Associação Brasileira do Sono (SBS), 43% da população nacional não consegue manter um sono saudável.

No entanto para sites e pesquisas especializados, uma noite mal dormida vai muito além de um desconforto puro e simples.

Sistema imunológico

Especialistas apontam que um sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças e tem grande importância no funcionamento do cérebro.

Assim para um dia exaustivo de treinamentos e ensaios, no meu caso, foco sempre numa bela noite de sono como primeira medida para minha pronta recuperação.

Aliás, a atividade física e sono, quando equilibrados e feitos de maneira saudável, são complementares, pois se ajudam.

Segundo o profissional de Educação Física Rafael Brainer, “para o exercício físico, uma noite bem dormida ajuda a potencializar os efeitos do treinamento, já que os músculos precisam do descanso para metabolizar as células musculares.

Já no caso do sono, a prática regular de exercícios adequados ajudam em um sono melhor”, detalha o profissional.

Portanto acredito que não é nenhum sacrifício para a maioria, ainda mais em noites frias de inverno, deitar na cama. A questão é dormir e dormir bem.

“Eu costumava dizer que o sono é o terceiro pilar da saúde”, falou o Doutor Matthew Walker, especialista da Universidade da Califórnia, para a Revista TIME. Walker destaca o álcool como um vilão, e um mito:

“Muitas pessoas usam o álcool achando que ele ajuda a dormir, e isto não é verdade. Na realidade, o álcool fragmenta seu sono.”

Caso a dificuldade em noites bem dormidas sejam uma constante, vale (e muito), a visita a um profissional especializado. Dormir com qualidade está diretamente relacionado a uma vida também de qualidade.

Cada indivíduo tem suas particularidades. Uns precisarão de mais, e outros, de um pouco menos de horas para dormir. E claro, dormir com qualidade. Consulte o profissional responsável. E boa noite.

Qual a relação do sono e atividades físicas?

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte Silvia Machete, natural de Belo Horizonte,…

23 horas ago

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios No mundo empresarial moderno, reuniões eficazes…

1 dia ago

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro O Chico Dedê…

2 dias ago

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável As placas solares estão se tornando uma opção cada…

2 dias ago

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks O uso de aplicativos modificados tem…

2 dias ago

Banana verde ação no emagrecimento

Banana Verde e suas propriedades naturais

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!