Suez: o canal no Egito que manda no comercio físico do mundo
Você sabia que o Canal de Suez, no Egito, é fundamental para o comércio do mundo? A prova de que não há exageros nessa afirmação é evidenciado com o bloqueio recente de um navio, que paralisou o mundo.
Assim, o canal conta com passagem artificial responsável por ligar o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O navio Ever Given de 400 metros tinha o poder de levar mais de 20 mil contêineres de 6 metros.
Sendo assim, quando a embarcação estragou o congestionamento foi inevitável e paralisou o comércio do mundo. O navio ficou empacado apenas por seis dias, mas o prejuízo foi bilionário. Contudo, essa importância do canal não é recente.
Já faz anos que o Canal de Suez movimenta altos cifrões no mundo. Para se ter ideia, o processo se iniciou nos tempos dos faraós bem antes de Cristo, por volta de 1862.
Inclusive, foi o faraó Sesótris III que deu a ordem de construção do canal no Rio Nilo ao Mar Vermelho. Sendo que a intenção primária foi facilitar o comércio do Egito com a África Oriental.
Entretanto, o projeto do canal de Suez com o modelo atual só foi materializado em 1869, d.C. O audacioso projeto conta com 164 km de comprimento e 8 metros de profundidade.
Durante a construção, estima-se que 120 mil pessoas tenham morrido. Depois da obra ser finalizada, o canal ligou o Egito à Índia em nada menos que 7 mil quilômetros. Ou seja, o navio não precisou mais passar por todo o continente africano para chegar.
O poder de domínio do canal é tão relevante que, em 2012, foram mais de 47 navios trafegando por dia. Ou seja, 17 mil embarcações por ano. Por isso, o navio empacado no canal paralisou o trânsito e todo o comércio do mundo.
Suez: o canal no Egito que manda no comercio físico do mundo
Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…
Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…
No mundo corporativo, algumas expressões se popularizaram e hoje vou falar sobre uma delas. Frequentemente…
Evento é oportunidade de atrair clientes e ampliar a visibilidade dos estabelecimentos
Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas O risco…
De 19 a 21 de setembro, Belo Horizonte recebe o 3º Campeonato Brasileiro de Esportes…