Life Style

Suez: o canal do Egito que manda no comercio físico do mundo

Suez: o canal no Egito que manda no comercio físico do mundo

Você sabia que o Canal de Suez, no Egito, é fundamental para o comércio do mundo? A prova de que não há exageros nessa afirmação é evidenciado com o bloqueio recente de um navio, que paralisou o mundo.

Assim, o canal conta com passagem artificial responsável por ligar o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O navio Ever Given de 400 metros tinha o poder de levar mais de 20 mil contêineres de 6 metros.

O congestionamento no mar do Egito

Sendo assim, quando a embarcação estragou o congestionamento foi inevitável e paralisou o comércio do mundo. O navio ficou empacado apenas por seis dias, mas o prejuízo foi bilionário. Contudo, essa importância do canal não é recente.

Já faz anos que o Canal de Suez movimenta altos cifrões no mundo. Para se ter ideia, o processo se iniciou nos tempos dos faraós bem antes de Cristo, por volta de 1862.

A construção faraônica

Inclusive, foi o faraó Sesótris III que deu a ordem de construção do canal no Rio Nilo ao Mar Vermelho. Sendo que a intenção primária foi facilitar o comércio do Egito com a África Oriental.

Entretanto, o projeto do canal de Suez com o modelo atual só foi materializado em 1869, d.C. O audacioso projeto conta com 164 km de comprimento e 8 metros de profundidade.

Os reflexos do projeto

Durante a construção, estima-se que 120 mil pessoas tenham morrido. Depois da obra ser finalizada, o canal ligou o Egito à Índia em nada menos que 7 mil quilômetros. Ou seja, o navio não precisou mais passar por todo o continente africano para chegar.

O poder de domínio do canal é tão relevante que, em 2012, foram mais de 47 navios trafegando por dia. Ou seja, 17 mil embarcações por ano. Por isso, o navio empacado no canal paralisou o trânsito e todo o comércio do mundo.

Suez: o canal no Egito que manda no comercio físico do mundo

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

A romantização da rotina: por que buscamos beleza até no trivial

Você já reparou como nos pegamos falando, às vezes secretamente, que nosso cafezinho da manhã…

5 dias ago

Hábitos noturnos que transformam sua noite: durma melhor sem remédios

Rotinas simples antes de dormir ajudam a combater a insônia, melhorar o humor e garantir…

1 semana ago

A Estratégia da Fruta Baixa: Quando o Fácil Sai Caro

No mundo corporativo, algumas expressões se popularizaram e hoje vou falar sobre uma delas. Frequentemente…

2 semanas ago

Festival Bar em Bar abre inscrições para bares de todo o Brasil

Evento é oportunidade de atrair clientes e ampliar a visibilidade dos estabelecimentos

3 semanas ago

Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas

Roadmap não é cronograma: a visão estratégica que pode salvar bilhões às empresas O risco…

4 semanas ago

Mangalarga Marchador no Parque da Gameleira: campeonato, churrasco e diversão para a família

De 19 a 21 de setembro, Belo Horizonte recebe o 3º Campeonato Brasileiro de Esportes…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!