Life Style

São Paulo é responsável por 90% das vagas fechadas no setor de bares e restaurantes em janeiro

São Paulo é responsável por 90% das vagas fechadas no setor de bares e restaurantes em janeiro

Pesquisa que mede os empregos com carteira, divulgada pelo Ministério do Trabalho na última quinta-feira (9), mostra que o setor de alimentação fora do lar teve leve retração no número de vagas em janeiro.

O resultado negativo no saldo de empregos do setor no Brasil, com queda de -0,25% (um saldo negativo de 3.068 empregos) foi fortemente influenciado pela queda no estado de São Paulo, de -0,70 (saldo negativo de 2.742 vagas).

Queda

Na capital, a queda foi um pouco menos intensa, de -0,49% (ou 760 vagas fechadas no setor). A boa notícia veio do Nordeste, onde estados como Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco tiveram saldo positivo.

“Encontramos um problema maior no estado de São Paulo, onde o movimento foi muito afetado pelas chuvas. Principalmente no litoral, que costuma ter um bom fluxo de pessoas em função das férias e da temporada de verão.

No Brasil como um todo, apesar de termos um quadro melhor do que havia há um ano, houve um aumento em janeiro do número de empresas fazendo prejuízo, que chegou a 23%.

Havia a expectativa de um janeiro mais positivo, que não veio, mas esperamos que em fevereiro o setor tenha registrado um resultado melhor”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.

Pesquisa da Abrasel realizada com 1.477 empresários de todo o país em fevereiro mostrou, no entanto, que há ainda um certo otimismo dos empresários em relação a 2023: 32% dos consultados responderam que esperam aumentar o quadro de funcionários até o fim deste ano.

IPCA divulgado pelo IBGE na última sexta-feira (10) mostrou que, em fevereiro, a inflação nos bares e restaurantes (0,50%) ficou abaixo do índice médio (0,84%). No mês, o indicador da alimentação dentro do lar (0,04%) ficou menor, mas, no acumulado dos últimos 12 meses, o setor performou melhor, somando 8,04% contra aumento de 10,51% nas refeições feitas em casa.

“Comer fora de casa segue mais atrativo. Temos testemunhado um esforço hercúleo do setor em segurar o aumento dos cardápios, principalmente considerando que, nos últimos 12 meses, houve alta de 9,84% no preço dos alimentos e bebidas, destaca o presidente da AbraselPaulo Solmucci.

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Como a comparação está reduzindo sua autoestima. Por Lucas Machado

Comparar sua vida com a dos outros enfraquece sua confiança

16 horas ago

A dependência invisível: quando a tecnologia pensa no lugar do líder

A transformação digital acelerou processos, ampliou capacidades e remodelou decisões

1 dia ago

Por que ignorar seus sentimentos aumenta a ansiedade

Fingir força o tempo todo cria tensão interna, rouba sua energia e transforma pequenas emoções…

2 dias ago

Como a pressa constante está destruindo sua saúde emocional

A vida em modo acelerado aumenta a ansiedade, esgota a mente e transforma a rotina…

3 dias ago

Pesque e pague conquista brasileiros com lazer completo e comida regional

Ambientes que unem natureza, descanso e boa gastronomia ganham força entre famílias e viajantes que…

3 dias ago

Quando o excesso de informação deixa sua mente mais velha e cansada do que o corpo

Como a sobrecarga digital esgota sua energia mental e cria ansiedade sem você perceber

4 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!