Jovens: As respostas vem deles. #porlucasmachadoescritor

Jovens: as respostas vem deles

Jovens: As respostas vem deles. Por Lucas Machado

Primeiramente a moçada já não sonha em comprar um carro. É o que está se passando nos países mais desenvolvidos. Nem liga para grifes.

Ao mesmo tempo andam com mochila nas costas, caminham e pedalam. Moram em minúsculos apartamentos certamente em áreas mais centrais.

Comida orgânica

Trocam os alimentos processados pela comida orgânica.

Querem experimentar sabores, ainda pouco conhecidos, espalhados pela natureza. Desse modo é preciso desvendá-los e degustá-los.

É este o espírito da época

Entretanto os dois mil e quinhentos cientistas do Painel Intergovernamental de mudanças Climáticas da ONU fizeram os cálculos em suas minuciosas investigações.

Ou seja, no século 20, a população mundial multiplicou-se por quatro. Mas o consumo multiplicou-se por doze.

E, mesmo assim neste início do século 21, a curva empinou para cima ainda mais.

Os desarranjos no clima acompanham a escalada: intensificação de secas, inundações, furacões, elevação do nível do mar, e acreditem !!! Guerras..

O que devemos fazer?

Com toda certeza, seguir os jovens. Eles nos ensinam. Precisamos redirecionar nossas cabeças para a macroeconomia ecológica.

A economia pode crescer, sim, mas com reduzida emissão de carbono.

Porém vamos consumir os produtos que estão ao nosso redor, em um raio, digamos assim, de cem ou duzentos quilômetros.

Quem continua buscando o velho consumo, que era guiado por equivocados sinais de status, está completamente por fora.

Tão por fora quanto o sujeito preso à armadura do terno e gravata, entalado em uma limusine de alta potência.

Consumismo

É o antigo personagem trancafiado na gaiola de ferro do consumismo bruto. Assim pensa a moçada. É preciso prestar atenção ao que a garotada nos diz.

Os jovens estão dando uma resposta ao tempo. Eles nos alertam para o fato de que 20% da população mundial abocanham 83% da riqueza do planeta.

Portanto o mundo é cada vez mais lixo, pobreza e doenças e guerra. E precisa disso? A resposta vem deles em tom muito enfático: não!

Desta forma, a nova geração aponta como única saída a mudança no jeito de consumir, se é que queremos a preservação da vida nesta nave mãe.

Mesmo que a gente destrua todas as espécies, o planeta continuará existindo, aridamente girando no espaço.

O que podemos fazer para fugir do auto-extermínio?

Desde que, a gente queime muito menos combustíveis fósseis. Dirigindo menos, andando mais. Usando transportes Alternativos. Passando as férias mais próximo de onde moramos.

Consumindo bens produzidos localmente.

Assim, façamos a opção pela verdadeira prosperidade, fortalecendo as comunidades, apoiando a coesão social, gerando emprego ao nosso redor, direcionando a nossa inteligência inovadora para a sustentabilidade, não só olhando para o terceiro setor, mas fazendo parte dele de alguma forma.

Saltam aos olhos duas tendências globais: a cidade dos pedestres e uma economia de baixo carbono, com uso intensivo de mão de obra.

Isso implica reequilibrar a equação vida-trabalho. Em outras palavras, é imprescindível que se flexibilizem as jornadas empregatícias.

Para que as pessoas se voltem mais ao convívio da família e dos amigos, bem como ao conhecimento e ao lazer.

E lá vão os moços destes trópicos seguindo a pegada da turma do Hemisfério Norte, rumo a trilhas bem diferentes dos friccionados por redes sociais.

Sem julgamentos, mais é melhor aprendermos com eles pois, esse caminho desenhado acima, é como ponte queimada, não tem volta irmão.

Saiba mais sobre Lucas Machado: www.porlucasmachado.com.br

Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO

Jovens: As respostas vem deles. Por Lucas Machado

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.