Você faz Mkt ou apenas marketing digital
Primeiramente é muito importante para um profissional de comunicação e para você que mesmo sem formação faz Mkt ou apenas marketing digital, que vai ler esse texto abaixo, entenda a seguinte premissa: que o MKT digital é UMA das ferramentas do Mkt.
No entanto é impossível alguém voltado – especialista, amante e em matrimônio com – a área de marketing, com tantas as possibilidades de dissertar nas linhas abaixo, não querer falar sobre a moeda do século XXI: o marketing digital.
Todavia essa é uma evolução natural, ou ferramenta à disposição, dos estrategistas, marqueteiros – de plantão ou não.
Mas, eu sou old school. Não consigo produzir um conteúdo sem querer a essência do marketing exposta, sem dissecar as causas, os resultados, estratégias e como o mercado reagiu a tais fatores e, principalmente se gerou vendas. #mkt=venda
Então, uso a principal ferramenta do marketing digital para começar a conversa e servir de ponte para o assunto que realmente entendo.
What’sApp
E quando digo principal é para alertar aos de bobeira e passar a encará-la dessa forma. Falo do What’sApp.
Afinal, todos devem ter recebido, seja no grupo do futebol, da família, da academia, dos bebedores do 5º andar, na empresa, ou de um amigo (palavra rara nesse mundo de relações comerciais) a mensagem da semana, naquela época.
“Em meados de 2007 coloquei como meta pessoal estar melhor que Eike Batista e esse dia chegou, resolvi contar essa historia agora, depois de alguns anos. Obrigado a todos que me apoiaram e torceram por mim!!!!!” kkk
É nessa referência, tipicamente brasileira, do rir da desgraça, do torcer pelo não crescimento do próximo, que destilo minha análise. Como foi mesmo que alcançamos ao Eike?
Através de seus erros enquanto empresário. Mas como um empresário deste porte pode errar tanto? Pode. Todos podemos.
Portanto se pensar de forma redimensionada, é o mesmo erro que um micro ou pequeno empresário pode cometer. Sobretudo se amanhecer com patrimônio de R$34 mil reais e dormir com negativo de mil, o estrago é tão trágico quanto, em proporções LÓGICO.
Eike diversificou, mas manteve o core business concentrado.
Se o seu comércio hoje vende roupas de seda e, por medo de quebra desse mercado, você passa a vender peças de crepe, tafetá, brocado e renda, você esta diversificando. CERTO.
Porém, se a seda continuar a ser 90% das tuas vendas, lamento, esta com o mesmo risco de quebrar.
Mais um erro: estruture o teu negócio, contrate os melhores, invista, esteja apto a servir 1000 almoços dia, e depois perceba que o bairro, a região, em que se instalou absorve no máximo 600 refeições diárias e…quebrarás!
Combinação de fatores
Mas, penso que o pior dos erros que podemos aprender é que, se sempre deu certo, não significa que continuará dando, o excesso de confiança que alguns chamam de (ego) te impede de ver os teus pontos fracos (que todos têm), busque parceiros que aplaquem os teus déficits, que te complementem, o sucesso é um combinado de fatores, não são apenas os teus lindos olhos, corpinho perfeito, sedução e muito menos o seu Instagram ou Facebook.
E, por fim, ambição é diferente de celeridade. Querer ser maior exige tempo. Nem todos que um dia nós almejamos ser iguais vão cometer erros irreversíveis e nos possibilitar chegar ao seu patamar.
Então, para subirmos é melhor aprender com estes erros e ultrapassá-los por mérito.
#FicaADica – olha esse old school aqui usando o SEM de mkt digital!
Tire um tempo, leia um pouco sobre o pai do MKt Philip Kotler, e suas obras e, entenda das ferramentas do Mkt para com certeza diminuir suas margens de erros. Aprender a fazer pesquisas quanti e quali, antes de tomar grandes decisões.
Ah !! E se conhecerem o verdadeiro expert em MKT digital, que não usa as vamos dizer, velhas ferramentas de MKT, por gentileza, peça para entrar em contato urgente.
Você faz Mkt ou apenas marketing digital
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.