Como se tornar um influenciador digital. @porlucasmachado

Como se tornar um influenciador digital

Como se tornar um influenciador digital

Primeiramente, influenciadores digitais são pessoas que se tornaram populares e famosos nas redes sociais através da produção de conteúdo para a internet.

Redes sociais

Seja, por exemplo no Youtube, Twitter, Facebook, Instagram ou nas demais redes sociais.

Entretanto eles conquistam o público com o conteúdo que é produzido e compartilhado com os seguidores.

O que fazem? Onde vivem? Aí é que está o pulo do gato: os influenciadores digitais são pessoas comuns, com vidas e formações diversas.

Profissão

Muitos ainda não enxergam como uma profissão, e sim como um oba, oba, mas a real é que esta profissão está numa crescente, e se você ainda não se convenceu de que os influenciadores digitais são mais que uma “modinha”, confira os dados a seguir:

Confira os dados a seguir:

A maior mídia utilizada atualmente hoje é a Internet.

Cerca de 77% dos consumidores decidem suas compras com base em avaliações feitas nas redes sociais

54% buscam recomendações de pessoas confiáveis/ conhecidas antes de efetuar alguma compra.

Portanto, estes são alguns dados que mostram que ser influenciador digital (ou digital influencer) pode ser algo bastante rentável, tanto para os anunciantes quanto para os influenciadores.

Ser um Influenciador Digital de sucesso é o sonho de muitas pessoas que nasceram na era da tecnologia.

Assim, essas pessoas estão sempre procurando dicas de como ter sucesso nessa carreira e, por isso resolvi dar algumas dicas para ajudar quem quer seguir nessa profissão.

Público-alvo

Para se tornar um influenciador digital de sucesso, você precisa escolher o nicho que vai trabalhar.

E definir o nicho ideal é parte fundamental do processo de empreender e ter um negócio de sucesso. No entanto, encontrar esse tal nicho pode ser um grande desafio para muitos influenciadores digitais.

Um erro simples e muito comum cometido por influenciadores e marcas é misturar os conceitos de nicho de mercado e segmento. Apesar de suas definições parecerem semelhantes, possuem significados distintos.

Qua é o perfil das pessoas que te seguem? Qual a faixa etária de idade? Quais são os interesses dos seus seguidores?

E esse é um lugar que você precisa ser muito crítico e consistente. Por que quem fala com todo mundo, acaba não falando com ninguém. Então você precisa definir o seu público-alvo e desenvolver uma comunicação direcionada.

Temas

O nome da sua marca precisa ser memorável e, para isso, você precisa decidir se quer criar uma marca profissional ou prefere se tornar um influenciador que evidencia a sua marca pessoal.

Não existe certo ou errado, esta é uma escolha muito íntima que deve ser pensada de maneira extremamente estratégica. Pense em como você quer ser conhecido.

Com tudo, evite nomes em inglês, caso queira atingir um público que fala português, opte por nomes de fácil leitura e entendimento, evite underline principalmente no inicio do nome, ponto final no nome também não é uma boa.

Determine a linguagem, a voz e o tom da sua marca

Você precisará determinar uma linguagem específica para se comunicar com seu público-alvo, a voz e o tom da sua marca e, para te ajudar, vamos explicar o que cada um deles significa

A linguagem da sua marca está relacionada a forma como você fala (mais formal, informal, com gírias ou palavrões), a forma como você se veste (você passa uma mensagem também com suas roupas e estilo) entre outras coisas.

É através da voz da sua marca que você expressará sua personalidade e valores. Ela é consistente e única.

Já o tom, descreve o estado emocional aplicada à sua voz. Se ajusta de acordo com a mensagem que você quer passar.

Por exemplo, um conteúdo ganha um tom mais sério quando você está falando sobre os valores da sua empresa. Agora, quando você está comunicando alguma conquista, o tom que você imprime em sua voz é muito mais relaxado e divertido.

Parcerias

Para conseguir as primeiras parcerias com empresas, marcas, produtos ou serviços, você precisa entender algumas coisas como: o que é um mídia kit, quais as principais diferenças entre os tipos de parcerias, contrapartidas e etc.

Diferença entre os tipos de parcerias

Permuta: uma permuta é uma troca de serviços/produtos por divulgação em nas suas redes sociais. É um bom caminho para quem está começando na carreira de Influenciador Digital e quer aprender a lidar com o mercado.

O Influenciador Digital precisa estar atento as propostas de parceria que recebe, porque para as marcas é mais lucrativo trabalhar com essa modalidade. Mas para o Influenciador, nem tanto em alguns casos. Por isso, você precisa avaliar o custo x benefício de cada trabalho.

Publicidade Paga: a publicidade paga envolve um cache/pagamento. Esse tipo de campanha pode ser feita de maneira direta (quando a marca entra em contato direto com o Influenciador Digital) ou de maneira indireta (quando a marca utiliza um intermediador para as negociações).

Co-criação: esse tipo de parceria é feita de maneira colaborativa, onde o influenciador digital cria um conteúdo ou coleção de produtos junto com a marca. A co-criação ou co-branding pode ser remunerado, com divisão das vendas em porcentagens.

Mídia kit

Você deve criar um mídia kit assim que começar a investir em sua carreira como Influenciador Digital por que não será só os seus números que podem chamar a atenção das marcas.

Desde o início, tente chamar a atenção das marcas pelo seu propósito, mensagem, missão e valores.

Para atrair a atenção das marcas, você deve colocar em seu mídia kit algumas informações importantes de maneira objetiva, tais como:

Quem é você e o que você faz;

Público-alvo

Quais são os meios que você utiliza para atingir seu público-alvo (mídias/redes sociais);

Os seus números; Parcerias relevantes;

Quanto você cobra por campanha ou pacote (opcional);

Informações de Contato; Depoimentos de alguns contratantes;

Fotos de boa qualidade que fale sobre quem é você.

Os valores são opcionais, você pode ou não colocá-los disponíveis em seu mídia kit. Caso você tenha pacotes e valores fechados, é interessante colocar para dar uma ideia para as marcas do quanto vale o seu trabalho.

Caso você esteja disponível à negociações pode deixar os valores em aberto e pedir que as marcas entrem em contato para pacotes/valores personalizados.

Como ganhar dinheiro como Influenciador Digital

Afiliados;

Publicidade;

Presença Vip;

Viagens patrocinadas;

Co-criação;

Mentorias, cursos e palestras;

Adsense (blog e Youtube);

Publipost

Essa é a dúvida que ronda a cabeça de muitos influenciadores digitais. Principalmente os iniciantes. Muitos ficam com receio de cobrar logo no início por terem números de seguidores baixos e ficam com a dúvida: será que eu devo cobrar pelo meu número de seguidores totais ou pelo engajamento da minha conta?

Inclusive, a forma mais correta de calcular quanto você deve cobrar por publipost é através do engajamento das sua redes sociais. Por que você pode ter 100 mil seguidores no Instagram, mas isso não significa que todos eles estejam engajados com o seu perfil. Então se você cobra pelos seus seguidores totais, pode estar cobrando um valor e entregando algo muito abaixo do esperado.

Portanto, no meu ponto de vista, é através das experiências que você vai identificando os valores a serem cobrados. E o valor também irá depender do tipo de ação que será executada.

Influenciador Digital precisa ter CNPJ?

Se você quer que as empresas te vejam como um influenciador profissional, você precisa ter um CNPJ. Apesar de algumas marcas aceitarem o RPA (Recibo de Pagamento para Autônomo) outras empresas vão pedir que você gere notas fiscais para realizar determinadas trabalhos. E você pode perder trabalho e dinheiro caso não consiga gerar essas notas.

Vale lembrar, que estas são apenas algumas dicas para saber por onde começar na carreira de um Influenciador, mas dedicação e perseverança são, sem dúvida, a chave para o sucesso. Hasta !!

Como se tornar um influenciador digital

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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