PEÇAS VINTAGE NO DECOR – UM RESGATE À MEMÓRIA
Para os nascidos nos anos oitenta, assim como eu, a ideia de futuro era puramente tecnológica. Carros e skates voadores, pessoas vestidas como astronautas ou usando roupas intergalácticas, com megalópoles que se conectavam por esteiras flutuantes. Eis que estamos em 2022 e a sensação de Déjà vu dos anos oitenta e noventa paira no ar. O retrô nunca foi tão moderno.
Essa fusão entre e o passado e o futuro se reflete na estética do morar, numa pega quase retrofuturística. Filmes como De volta para o futuro, Blade Runner, Akira e o próprio Matrix, retratam bem esse futuro distópico, com elementos que misturam o vintage com o que há de mais moderno em termos de tecnologia.
O RETRÔ COMO ELEMENTO AFETIVO
É interessante analisar e entender esse resgate ao passado. Do ponto de vista da decoração, ambientes com a estética minimalista, por exemplo, podem ser sinônimos de elegância. Mas também podem carregar em si o estigma da aridez moderna.
Já ambientes com um décor muito clássico, podem pecar pelo excesso de rococó, formalidade e falta de praticidade dos ambientes. Nesse contexto, um mix entre os estilos, pode trazer muito aconchego e personalidade aos espaços.
O vintage tem essa áurea quase sobrenatural. Carrega em si todo glamour de uma época, toda a história de uma família ou uma memória afetiva de valor. Ele resgata antigos rituais como ouvir música em uma vitrola, ou usar uma antiga máquina de costura: não se trata da finalidade do objeto em si, e sim, da liturgia do momento.
MIX AND MATCH
A receita é investir naquela peça ícone de design, alinhar com a praticidade do mobiliário contemporâneo e aquela pitada de acervo familiar. Não tenha medo de ousar ou parecer meio kitsch. Use um mobiliário coringa, prático pro dia a dia.
PEÇAS VINTAGE NO DECOR
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Muito bom o artigo. Conseguiu resgatar a essência e significado da decoração
Sim é verdade! Uma decoração aconchegante tem sempre objetos que trazem boas recordações.