Rodrigo Lodi: escritor mineiro lança livro neste sábado
Publicitário de formação, poeta e fotógrafo por opção. Luas Sobre Etiópia é seu terceiro livro e envolve poesias e fotografias sobre a Etiópia. Lodi, já publicou anteriormente Palavra Pouca (poesia) e Mais Infinito (poesia, em coautoria com Marcos Pedroso, Márcio Sampaio e João Paulo Gonçalves da Costa). Luas Sobre Etiópia é o primeiro livro de fotografias.
Fotógrafo
Como fotógrafo, recebeu recentemente várias premiações e reconhecimentos internacionais, em Paris, California, Barcelona, Austrália, Japão, dentre outros, embora se reconheça mais como poeta que como fotógrafo.
“Não sou fotógrafo. Sou escritor. Poeta. Escrever é minha forma de sentir. Fotografar de dentro pra fora.
Fotografar de verdade, nunca fui capaz. Minhas imagens são palavras que voaram dos olhos.
Poesia de fora pra dentro.”
Fotografia
Sua fotografia é a busca da poesia nas imagens e pessoas que encontra durantes suas viagens, normalmente para lugares fora do turismo convencional. Luas Sobre Etiópia, sua primeira parceria com a Editora Miguilim, é o resultado de uma dessas vivências e foca em 2 lugares distintos do País: Lalibela e a fé dos cristãos ortodoxos por suas igrejas de pedra; e os povos que vivem remotamente no Vale do Omo, ainda de forma muito semelhante a seus ancestrais.
Introdução do Livro Luas Sobre Etiópia:
Dos povos esquecidos no distante Vale do Rio Omo, onde cenários são difíceis demais para palavras. País de alegrias que talvez não nos importe, nem tampouco se importa, pois aprendeu, em seu acordar diário, a encontrar felicidade e fé no que não somos capazes.
Para vivenciar a Etiópia, é preciso entender: este não é um livro de imagens. Não é um livro de palavras. É um livro de sentir, um livro da noite, um livro do dia. De provar duas histórias absolutamente distintas, mas conectadas por culturas que tentam se manter intactas ao nosso toque. Para provar a Etiópia, é preciso não ter pressa.
E deixar o sentimento descobrir a arte que não nos pertence, mas que nos é apresentada no sabor do olhar.
Assim é o Luas Sobre Etiópia. Um livro que não quer dizer tanto. Um lugar que pouco se entende. Para que se conheça a noite, o dia e o valor de saber a si próprio.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.