Entrevista de emprego online

Entrevista de emprego online. O modo como as empresas estão selecionando seus futuros colaboradores mudou, agora a tecnologia está fazendo parte desses processos.

As entrevistas de emprego online, feitas por videochamada, têm se tornado cada vez mais comuns, seja pela correria da rotina profissional ou pela comodidade de poder conversar de qualquer lugar.

Pode parecer algo assustador, mas isso é porque é um modelo de entrevista diferente. Com algumas dicas simples é possível mandar bem e conseguir aquela sonhada vaga de emprego.

1. Confira sua conexão e o equipamento que for utilizar

Sempre se certifique que a sua conexão de internet está boa e que o aparelho pelo qual você vai fazer a videochamada está ok, seja o seu smartphone, tablet ou notebook. Faça isso antes do momento da entrevista para que não aconteça nenhum imprevisto durante a conversa.

2. Prepare o ambiente

Garanta que o ambiente em que você irá realizar a entrevista esteja arrumado, de preferência, evite um fundo com muitos objetos, isso pode ser desviar a atenção do entrevistador. É fundamental que o lugar em que você esteja seja silencioso e que não ocorram interrupções, isso pode atrapalhar a sua conversa além de parecer falta de profissionalismo.

3. Pesquise sobre a empresa

Da mesma forma que você se prepararia para uma entrevista pessoal, pesquise sobre a empresa! Isso mostra que você está realmente interessado pela vaga e em contribuir com a organização. Entre no site da empresa e nas redes sociais para saber sobre sua história e valores.

4. Vista-se de forma adequada

Pode ser que na hora da entrevista você esteja em casa, mas nada de usar pijama para conversar com o entrevistador! Use uma roupa que passe um ar profissional, mas sem exageros.

5. Desligue outros programas

Quando a entrevista for começar, feche outros programas e abas. Primeiramente, isso irá ajudar a manter a sua conexão de internet, além de que você não quer ser interrompido por uma notificação durante a conversa, não é mesmo? Mantenha sua atenção total na entrevista!

6.Olhe para a câmera

Durante a entrevista, evite olhar para o monitor e olhe para a sua câmera. Dessa forma, o entrevistador terá a sensação de que você está olhando nos olhos dele e isso transmite confiança.

7. Preste atenção a sua linguagem corporal

Não é porque você está atrás de uma tela que o entrevistador não irá notar como você está se portando. Sua linguagem corporal é algo muito importante nesse momento, se mantenha ereto, sorrindo e demonstre interesse no que está sendo discutido.

8. Lembre-se do delay

Mesmo que a sua conexão esteja estável, sabemos que em videochamadas existe um pequeno delay. Então, quando o entrevistador fizer uma pergunta, acene com a cabeça e espere um segundo antes de responder para que você não fale junto com ele e você perca alguma informação.

9. Fique tranquilo

O fato de uma entrevista de emprego ser online já tira o peso de ser uma entrevista coletiva. Então, encare como uma conversa comum, você irá apenas falar sobre sua vida profissional de forma leve. O nervosismo pode fazer com que você se embole ao falar, procure se manter calmo durante a entrevista.

10. Agradeça e peça um feedback

Ao final da conversa, não se esqueça de agradecer ao entrevistador antes de se despedir. Pedir um feedback via email também é uma uma ótima forma de saber os seus pontos fortes e o que você pode melhorar.

Seguindo essas dicas, tenho certeza que sua próxima entrevista de emprego online será bem mais fácil e você terá um resultado positivo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Dicas