Sony Walkman

Sony Walkman Pixabay

Sony Walkman . A cena é clássica: enquanto você se preparava pra sair de casa, ia no seu quarto, na caixa de fitas k-7, e escolhia atentamente a trilha sonora do dia. Depois, pegava uma caneta pra rebobinar a fita e colocava tudo na mochila, junto do seu walkman Sony.

Sony Walkman Pixabay

No ônibus ou na bike, era colocar os fones e deixar a trilha sonora da sua vida te embalar, alheio ao mundo lá fora!

O Sony Walkman TPS-L2 foi lançado há 40 anos, mudando para sempre a maneira como o mundo ouvia música.

Tornou-se sem dúvida a marca mais icônica da história da Sony, com centenas de dispositivos com o nome e continuando a ser lançada hoje.

Imagem de WikimediaImages por Pixabay

Para comemorar o legado do Walkman, a Sony realizou uma exposição em Tóquio até esta semana, chamada “Walkman in the Park”.

O local é o Ginza Sony Park, um novo espaço público que fica no local do icônico prédio antigo da Sony que foi demolido recentemente; outro prédio da Sony será construído lá no próximo ano.

Invenção da portabilidade musical

Não usamos mais cassetes ou CDs.

Quase todos os dispositivos móveis que carregamos agora podem tocar música, armazenar milhares de músicas e transmitir dezenas de milhares a mais da Internet em qualquer lugar do mundo.

Mas toda a idéia de levar música com você – de que você pode ouvir suas músicas favoritas em movimento, sem sujeitar todos os que estão por perto – começou com o Walkman.

E não se engane, o Walkman foi projetado principalmente para música.

De acordo com o histórico de fotos da Sony, o dispositivo original foi ridicularizado na época por não ter a capacidade de gravar fitas, mas não precisava desse recurso.

Até ofereceu dois fones de ouvido de 3,5 mm, permitindo que você ouça com um amigo em vez de um alto-falante.

Um marco na forma de ouvir música

O Walkman continuaria vendo inúmeras iterações de hardware ao longo dos anos. Começando pelos modelos de CD “Discman” e players MiniDisc além de dispositivos mais modernos de media players portáteis que a Sony ainda vende hoje.

Não é exatamente a potência de uma marca como era antes. Ainda assim 40 anos depois, as mudanças que o Walkman causou em nossas vidas e na forma como nos relacionamos com a música e a tecnologia ainda são tão relevantes como sempre.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Dicas