Bares e restaurantes. @porlucasmachado

Quantidade de trabalhadores no ramo de bares e restaurantes se aproxima dos níveis pré-pandemia

Dados da PNAD Contínua, divulgados nesta terça-feira (31) pelo IBGE, indicam que atualmente 5,53 milhões de pessoas trabalham no setor de alojamento e alimentação.

Bares e restaurantes

Em relação a esse dado, é importante ressaltar que bares e restaurantes representam 90% das vagas. Em 2019, esse número era de 5,8 milhões.

Além disso, conforme a PNAD Contínua divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (31), a quantidade de pessoas empregadas no setor de alojamento e alimentação é de 5,53 milhões.

Vale destacar que bares e restaurantes compõem 90% dessas vagas. Esse valor se aproxima do nível registrado em 2019, que era de 5,8 milhões.

Os dados também revelam que, no terceiro trimestre de 2023, foram criadas 36 mil novas vagas no setor de bares e restaurantes em comparação ao trimestre anterior.

Somente este ano, 208 mil novas pessoas ingressaram no mercado de alimentação fora do lar. O presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, observa essa tendência de crescimento nos empregos no setor e destaca a importância de traçar estratégias para manter esse cenário favorável.

Quanto aos empregos formais, o número de vagas com carteira assinada geradas no setor de alimentação fora do lar também é positivo.

De acordo com o Caged, que mede o número de vagas formais, foram geradas 14 mil novas vagas em setembro no setor de bares e restaurantes, representando uma variação de 0,88%.

Sobre a Abrasel

A (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que há 37 anos tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação
fora do lar (AFL), simplificando o empreender e melhorando a qualidade de vida no país.

Agência de Notícias da Abrasel:

A agência de notícias da Abrasel é responsável por coletar informações, produzir e distribuir notícias a partir de uma variedade de fontes e conteúdos já existentes sobre bares e restaurantes.

Somos reconhecidos como porta-vozes oficiais do setor, disponibilizando informações confiáveis e conteúdo de qualidade. A agência oferece seus serviços para seus parceiros (veículos de comunicação de pequeno, médio e grande porte), que recebem conteúdos customizados, de forma gratuita. Trabalhamos para produzir e entregar notícias sobre variados assuntos ligados à alimentação fora do lar.

Sobre Lucas Machado

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.