Bares e restaurantes estão mais digitais. @porlucasmachado

Bares e restaurantes estão mais digitais na gestão e mais presentes nas redes sociais

Bares e restaurantes estão mais digitais

Durante a pandemia, a sobrevivência dos negócios foi possível graças ao aumento da produtividade e eficiência obtidos através do uso de softwares e ferramentas digitais. Segundo uma pesquisa realizada pela Abrasel com mais de 1500 empresários de todo o Brasil, os bares e restaurantes estão mais conectados do que nunca, tanto em termos operacionais quanto em marketing.

Estratégias digitais

Os métodos tradicionais, como anotações em papel e cadernos de fiado, ficaram para trás. Por isso, muitos estabelecimentos adotaram estratégias digitais, como serviços de delivery e aprimoramento ou criação de presença nas redes sociais. Além disso, houve uma revolução na gestão dos negócios, com o aumento da adoção de softwares para controle de fluxo de caixa, compras e pagamentos.

Delivery

De acordo com a pesquisa, atualmente, 83% dos estabelecimentos utilizam algum tipo de software para controlar as vendas. Além disso, 75% empregam ferramentas para controle financeiro e 67% adotam soluções para o serviço de delivery. No entanto, ainda há espaço para crescimento em áreas como controle de reservas, aspectos jurídicos e segurança alimentar.

Esses resultados demonstram a capacidade de adaptação e a busca constante por inovação no setor de bares e restaurantes, que tem se reinventado. Consequentemente, a digitalização se tornou uma aliada essencial para a eficiência operacional, o alcance de novos públicos e o relacionamento com o cliente, como afirma Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel.

Quase todos os estabelecimentos (99%) possuem presença em pelo menos uma rede social para fins de marketing e relacionamento com os clientes. Sendo assim, as plataformas mais utilizadas são Instagram, WhatsApp e Facebook, nessa ordem. Além disso, 35% dos estabelecimentos possuem seu próprio site. No entanto, apenas 69% têm o hábito de acompanhar e responder de forma personalizada às avaliações nas redes sociais. Por outro lado, o e-mail tradicional ainda é amplamente utilizado, com 34% dos estabelecimentos utilizando-o como meio de comunicação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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