Benefícios de se adquirir uma franquia
O mercado de franquias no Brasil vem apresentando um forte crescimento em um cenário pós-pandemia. E isso é uma ótima notícia – não apenas para os segmentos do empreendedorismo, mas para a economia do país como um todo. Números consolidados referentes ao ano de 2022, por exemplo, mostram uma expressiva evolução em relação ao período de crise sanitária vivido em 2020 e 2021.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das redes no país ultrapassou a marca dos R$ 211 bilhões. Trata-se de um aumento de 14,3% em relação a 2021 e superior aos 12% projetados originalmente pela própria associação. Isso demonstra que, apesar dos desafios impostos pela pandemia e por eventuais crises políticas e econômicas, o setor de franquias conseguiu se recuperar e apresentar um crescimento sólido e consistente.
Dentre os fatores que contribuíram para esse desempenho positivo, certamente destacam-se o retorno das atividades presenciais, a retomada do comércio, a reabilitação da taxa de emprego e a evolução do processo de digitalização. Além disso, o avanço de novos modelos de negócios, como os de características virtuais e os de regime home office, apresentou alternativas diferenciadas de se fazer a economia girar.
Consolidação e projeção de crescimento
Com a retomada da economia e o aumento da confiança dos investidores, a expectativa é de que o mercado de franquias continue apresentando significativos avanços nos próximos anos. Não por acaso, o setor teve oito trimestres seguidos de crescimento ininterrupto desde o auge da pandemia, sedimentando o seu processo de consolidação. E a projeção de crescimento para 2023 é de até 12% no faturamento, 10% em unidades, 4% em redes e 10% no número de empregados diretos. A seguir, os dados consolidados de 2022, divulgados recentemente pela ABF:
Faturamento das redes foi superior a R$ 211 bilhões e os benefícios de se adquirir uma franquia
· Crescimento nominal foi de 14,3%
· Número de unidades expandiu 7,8% (mais de 184 mil empreendimentos)
· Leve aumento na média de unidades por rede (59,9 em 2022, frente a 59,3 em 2021)
· Média de 9 trabalhadores empregados por unidade de franquia
· Quantidade de redes subiu 6,8% (mais de 3 mil marcas)
· Todos os segmentos listados na pesquisa registraram crescimento
As vantagens do modelo de franquias
No empreendedorismo, a adesão a uma franquia pode proporcionar inúmeras vantagens e diferenciais competitivos. E em momentos de instabilidade e imprevisibilidade, como os vivenciados na pandemia, isso fica bem evidente.
Tanto que o setor não apenas se consolidou no último ano, como mantém projeções de crescimento. Isso ocorre devido ao fato de que o modelo de franchising, se bem aplicado, gera segurança aos seus franqueados por meio de diversos aspectos. Aqui estão quatro deles:
1. Modelo de negócios testado
Uma franquia bem-sucedida possui um modelo de negócios já testado e aprovado, reduzindo os riscos do empreendimento. Incluem-se aí processos padronizados, estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e demais práticas.
2. Suporte e treinamento continuados
Auxílio e capacitação para os franqueados são práticas fundamentais para aumentar as chances de êxito de cada unidade e manter um padrão de qualidade da marca.
3. Marca forte
Uma marca já reconhecida no mercado pode atrair mais clientes e aumentar o valor da empresa. Afinal, a confiança do público é fundamental para o sucesso de quaisquer negócios.
4. Networking
A adesão a uma franquia tende a proporcionar acesso a uma rede de contatos formada pelos demais franqueados e por seus respectivos clientes e parceiros. Tudo isso resulta em trocas de experiências e novas oportunidades.
Destaque: franquias do segmento contábil
Considerada serviço essencial durante a crise sanitária e pré-requisito para o empreendedorismo, a contabilidade é um nicho de enorme potencial. Uma das provas disso é que a franquia NTW bateu recorde de crescimento em plena pandemia. Hoje em dia, a marca possui mais de 230 unidades espalhadas em todo o Brasil e é reconhecida como a maior rede de escritórios de contabilidade da América Latina.
Além dos diferenciais intrínsecos à contabilidade, existem alguns aspectos que são fundamentais para uma franquia ser bem-sucedida no segmento. No caso da NTW, o foco em inovação, investimentos maciços em tecnologia e a adoção de um modelo colaborativo fazem toda a diferença. Aqui estão alguns dos principais diferenciais da rede e dos benefícios oferecidos aos seus franqueados:
· Maior rede de escritórios contábeis da América Latina
· A mais premiada rede contábil, agraciada com diversos prêmios da ABF e da PEGN
· Mais de 30 anos de atuação e presença em todo o Brasil
· Referência em contabilidade consultiva e gestão empresarial
· Oferece certificações aos franqueados, incluindo BPO Financeiro
· Possui sistemas próprios de gestão e finanças
· Treinamentos contínuos aos franqueados e plataforma EAD exclusiva
· Suporte de marketing institucional e assessoria de imprensa
· Investimentos constantes em inovação e desenvolvimento de produtos
· Metodologias comprovadamente assertivas e processos padronizados
· Apoio total da Consultoria de Campo aos franqueados
· Networking e modelo colaborativo (cada franqueado é um protagonista)
. Parcerias estratégicas que aumentam nosso leque de produtos e geram oportunidades para maiores ganhos e receitas
Tanto investimento, só poderia trazer resultados positivos. Não é mesmo? E a boa notícia é que o ingresso de empreendedores do segmento contábil na rede é muito simples. Para isso, a NTW oferece diferentes modalidades de negócio, para que cada contador possa fazer a conversão do seu escritório ou abrir a sua própria unidade. Para mais informações, CLIQUE AQUI e converse com um consultor NTW agora mesmo!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.