Como empresas e startups mineiras podem utilizar o LinkedIn

Como empresas e startups podem otimizar o uso do LinkedIn

O Linkedin atualmente é a maior rede profissional do planeta e já conta com mais de 1 bilhão de usuários e cerca de 67 milhões de empresas, startups e organizações na sua plataforma (fonte:Linkedin).

Como empresas e startups mineiras podem utilizar o LinkedIn

São números que mostram a importância e potencial da plataforma para o desenvolvimento e geração de negócios ao redor do mundo.

Os dados são extremamente positivos, mas por experiência própria posso dizer que não são todas iniciativas no mercado de Minas Gerais que sabem o potencial do Linkedin como ferramenta de crescimento. Já tive a oportunidade de treinar equipes de diversas iniciativas no Brasil e exterior sobre a utilização, mas poucas pessoas e sabem quais são os primeiros passos para começar a utilizar a plataforma. Seja por receio de achar o Linkedin complexo ou por enxergar a plataforma como um ambiente exclusivo para grandes players do mercado.

Sou a três anos responsável pela gestão das atividades da Rede Cidadã no Linkedin e ela é uma Negócio de impacto que encontrou no Linkedin sua principal plataforma de comunicação e gestão de atividades que envolvem marketing, parcerias, prospecção de talentos e ações do setor comercial. Atualmente somos uma das iniciativas de impacto social no Brasil que melhor utiliza e marca presença no Linkedin e essa experiência me levou a desenvolver algumas dicas básicas que iniciativas no mercado podem seguir para começar a atuar no Linkedin.

Desenvolva a Company Page da sua Startup, Empresa e Organização

A company page ou Linkedin Page é basicamente o perfil oficial de uma empresa, startups e organização social no Linkedin. Ela é a voz oficial da sua organização social na plataforma, por isso é importante que você dedique tempo no desenvolvimento completo deste perfil no Linkedin. O representante da organização pode criar a company page gratuitamente através do seu perfil pessoal no linkedin ao clicar no ícone “para negócios” e no processo de criação fique atento ao preenchimento de informações importantes! Vale lembrar que é muito importante que sua iniciativa tenha uma company page completa.

Planeje bem o desenvolvimento de uma agenda de conteúdo com foco no Linkedin

Pelos números apresentados é possível dizer que temos empresas, startups e organizações no Linkedin de diversos setores e as que mais se destacam são aquelas que sabem produzir conteúdo exclusivo para a plataforma. Por isso planeje bem uma agenda de conteúdo institucional no Linkedin que ajude a levar o
trabalho da sua iniciativa para o ambiente de profissionais, empresas, startups e instituições que a plataforma proporciona. Posso destacar algumas dicas simples que podem ajudar nesse planejamento.

1) Invista tempo em desenvolver conteúdo em formatos de vídeo, imagens, ou simplesmente textos como artigos, por exemplo.
2) Tente começar com três posts por semana que podem ir para a company page da sua organização e ser replicado no perfil dos colaboradores
3) Entenda a importância da estruturação do post, por isso utilize bem as palavras chaves, hashtags, marcações e a área de comentários para potencializar o alcance do conteúdo. Vale lembrar que uma agenda de conteúdo para o Linkedin pode ajudar a compartilhar informações sobre sua iniciativa descobrir potenciais novos colaboradores e apoiar na prospecção e relacionamento com atuais e novos parceiros.

Desenvolva e apoie a cultura interna de utilização do Linkedin nas suas equipes

Por isso é importante que a equipe de colaboradores da sua iniciativa tenha um perfil pessoal completo e ativo na plataforma. São eles que vão vestir a camisa e ser um dos principais meios de divulgação de conteúdo e desenvolvimento de conexões que podem ter impacto positivo no crescimento da iniciativa. Mas antes de começar essas ações é necessário deixar o perfil pessoal completo e apresentável no Linkedin e por isso devemos ficar atentos a preencher áreas importantes no perfil.

Com o perfil completo os colaboradores das empresas, startups e organizações vão ter um papel importante no crescimento da iniciativa no Linkedin e se tornar pontos de referência quando outros profissionais e futuros parceiros querem procurar saber mais sobre o trabalho que realizam. O Linkedin é acima de tudo uma plataforma de conexões profissionais e ter colaboradores ativos e preparados com perfis no Linkedin podem trazer resultados incríveis para qualquer iniciativa.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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