Conheça o boêmio bairro da Savassi em BH

Conheça o boêmio bairro da Savassi em BH

Para aqueles que gostam de curtir uma boa e agitada vida noturna, conheça um pouco sobre o bairro Savassi em Belo Horizonte!

Conheça o boêmio bairro da Savassi em BH

Crédito: Pixabay

Na hora de escolher o bairro em que irá comprar um apartamento ou alugar, é preciso saber muito bem o que você espera realmente do lugar em que irá morar. Caso você se instale num bairro com uma vibe totalmente avessa a sua personalidade, haverá grandes problemas de adaptação, visto que onde se mora é o local que tem o estilo de vida mais próximo a nós. Por exemplo, uma pessoa que gosta de agitação, alugar um apartamento em BH no bairro da Savassi, certamente é uma boa escolha, já que esse bairro é conhecido por ser um reduto de intensa vida noturna. Se isso que você procura, certamente irá adorar morar na Savassi.

Para aqueles que não sabem e vão visitar a capital mineira como turistas, costuma ser uma grata e enorme surpresa a variedade de coisas e o charme que o bairro possui. Ele têm restaurantes diversos com todos os tipos de comida, muitas casas noturnas para quem gosta de ir para a balada, cinemas, museus e lojas vendendo tudo o quanto é artigo. Além de tudo, ele possui uma história bem bacana, sendo um dos mais tradicionais de Belo Horizonte. Por ser um point de agito da capital, muitos investidores compram imóveis com vista no aluguel de apartamento na Savassi, que sempre apresenta um bom mercado.

Origem

A região a que pertence o bairro Savassi atualmente, era acoplada ao bairro Funcionários, antes que um processo histórico trouxesse desenvolvimento para a área. Nessa época, o bairro era dividido por duas áreas principais que se destacavam: em uma delas haviam moradores vindos de Ouro Preto, que eram calmos e tranquilos, mantendo o estilo de vida pacato do interior; agora na outra, pulsava o florescer de um comércio incipiente com algumas lojas, restaurantes e a padaria Savassi, estabelecimento esse responsável por dar nome ao futuro bairro.

O fundador da padaria se chamava Almicare Savassi, sendo a sua padaria uma das mais frequentadas de toda a região centro-sul de Belo Horizonte, conhecida por praticamente toda a cidade. Reza a lenda, que mesmo o antigo presidente J.K. fazia suas refeições por lá, tendo se tornado um ponto de encontro para as pessoas, devido ao bom atendimento e aos produtos de qualidade. Inaugurado na década de 1930, o comércio se tornou uma marca tão forte, que quando alguém dizia que estava indo para a Savassi, todos sabiam que ele falava da padaria. Porém, apesar dessa identidade toda, o bairro Savassi só ganhou oficialmente esse nome em 2006, há quinze anos atrás.

Atualidade

Como já dito aqui, a Savassi é um bairro muito diverso, charmoso e bastante boêmio, perfeito para quem curte viver uma vida bastante intensa. O circuito cultural é muito atrativo, sempre ocorrem shows de gêneros musicais diferentes, tendo um verdadeiro mundo de possibilidades a ser explorado. Por isso, o bairro é conhecido por sua modernidade, versatilidade e seu jeito transado e jovem, com muitos grafites em muros e prédios, além de arte por toda a parte.

Ela também fica próxima de outros bairros importantes da capital, como: Funcionários, Santa Efigênia, dentre outros. Essa é uma vantagem bem vista pelos moradores, que além de desfrutar de um calendário de lazer sofisticado e diverso, ainda podem acessar outras regiões importantes de BH de maneira fácil e rápida. Esse dinamismo que a Savassi apresenta é um outro fator positivo, com muitas possibilidades e sendo possível trabalhar e estudar em outras áreas tranquilamente.

Segurança e comodidade

A boa localização desse bairro, garante uma vivência muito tranquila para os seus moradores, realidade essa muito almejada atualmente, já que a violência cresce a cada dia mais em nosso país, não estando a capital mineira isenta desse quadro.

Portanto, é bem seguro andar pelas ruas centrais do bairro se comparado com outras regiões, existe uma boa iluminação e também um policiamento efetivo nas ruas. Claro, isso não significa que não existam crimes, apenas que eles não ditarão e permearão completamente a sua rotina e a sua mente.

A estrutura da Savassi, como toda área bem localizada, também é muito boa. Ela conta com diversos supermercados, lojas, restaurantes, bancos, postos de gasolina, dentre outras coisas essenciais para a vida do cotidiano. Assim, podemos ver que esse bairro não só é ótimo para as pessoas de espírito boêmio, como também é perfeito para qualquer um que não queira viver em um lugar, sem nada dessas coisas básicas que foram citadas.

Atualidade

Essa é uma das maiores marcas registradas do bairro, tendo um todo verde bastante bonito e prático, visto que além de tudo ele auxilia na manutenção da temperatura. Nada melhor do que fazer caminhada ou correr numa região de natureza, isso é algo que nos faz recuperar energias e nos sentir melhor. Sabe-se o quanto o meio ambiente traz sentimentos positivos para as pessoas há muito tempo, e a Savassi é um lugar perfeito para isso.

Esse bairro também é conhecido pelas suas praças, que também possuem bastante verde e que são verdadeiros pontos de encontro para as pessoas, que vão até lá para passear, fazer exercícios físicos, esfriar a cabeça, etc. A Praça Diogo Vasconcelos passou por reformas no ano de 2012, recebendo uma revitalização e um replantio de árvores. Hoje em dia é um dos principais cartões postais de Belo Horizonte. Outra praça famosa na Savassi, é a Praça da Liberdade, que é bem grande e arborizada, além de ter um chafariz super estiloso em seu centro.

Para você que curtiu o nosso artigo sobre o bairro Savassi de BH, um dos bairros mais boêmios da capital, fica aqui o convite para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos posts. Você não irá se arrepender!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.