Consumo Local nas Favelas

13º Salário Impulsiona Consumo Local nas Favelas

Primeiramente o final de ano, tradicionalmente, aquece o setor de bares e restaurantes. A combinação de férias e o pagamento do 13º salário estimula o consumo em diversos estabelecimentos. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizada em outubro apontou que 78% dos empresários do setor esperam aumento no movimento nesse período.

Fim de Ano Movimenta o Setor de Alimentação

Além disso, o pagamento do 13º salário influencia diretamente os hábitos de consumo das classes sociais, com destaque para as populações de baixa renda. De acordo com o princípio da propensão marginal a consumir, essas pessoas tendem a gastar uma parcela significativa de sua receita em necessidades básicas e consumo imediato.

Bares nas Favelas Observam Aumento no Consumo

Em comunidades como o Jardim Vitória, em Cuiabá (MT), os negócios locais comemoram. Val Cabral, dono da lanchonete Le Gateau, observa um aumento expressivo nas vendas durante o período. “As pessoas consomem mais porque é um dinheiro extra. Mesmo quem investe em eletrônicos ou eletrodomésticos também gasta com alimentação, e isso reflete positivamente aqui no meu negócio”, explica. Rodrigo Chad, do restaurante Delícias da Tia Cida, localizado em Campo Limpo, São Paulo, percebe o mesmo movimento. O aumento da circulação de pessoas na área comercial eleva o número de clientes. “Quem faz compras procura no celular onde pode almoçar ou lanchar. As boas avaliações e os preços acessíveis nos ajudam a atrair mais público”, conta o empreendedor. Mesmo com a alta sazonal, Rodrigo destaca que, entre o Natal e o Ano Novo, o movimento volta ao normal, mas o balanço geral do período é positivo.

Economia Local Ganha Força

Segundo o Data Favela, as comunidades movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano. Durante o final de ano, a circulação de dinheiro aumenta, beneficiando diversos setores de forma direta e indireta. Bares e restaurantes, em particular, experimentam um aumento na demanda graças à maior movimentação econômica interna. O fortalecimento do comércio local gera impactos em toda a cadeia de produção e serviços. Esses estabelecimentos não só crescem individualmente, mas também ajudam a sustentar outras áreas dentro das favelas.

Núcleos Abrasel Apoiam o Empreendedorismo

A Abrasel mantém seis núcleos de apoio ao empreendedorismo em favelas, com ações focadas na capacitação de negócios de alimentação fora do lar. Essas iniciativas incluem oficinas, cursos e consultorias que ajudam os empreendedores a otimizar resultados. Os núcleos estão presentes em comunidades como Vergel do Lago (Maceió/AL), Aglomerado da Serra (Belo Horizonte/MG), Bairro da Paz (Salvador/BA), Vila Torres (Curitiba/PR) e Campo Limpo (São Paulo/SP). Essas ações promovem desenvolvimento sustentável e impacto positivo em toda a comunidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments