HondaJet Elite II
Na tarde mágica da última sexta-feira, dia onze de agosto, o santuário aéreo da Pampulha foi agraciado com uma visita ilustre e inédita: o majestoso HondaJet Elite II. A última criação dos engenhosos artífices da Honda Aircraft aportou em solo brasileiro pela primeira vez, e a intrépida Líder Aviação, guardiã exclusiva da marca em nossas terras, promoveu uma encantadora demonstração do esplendoroso modelo em seu santuário, localizado na Pampulha, em Belo Horizonte.
Assim neste cenário, clientes e parceiros comerciais tiveram a fortuna de testemunhar de perto a ágil ave que alça voos mais distantes, mais altos e mais velozes dentre seus pares. Entre os refinamentos desvelados por esta nova geração, destacam-se avanços na performance, aprimoramentos no acolhimento, uma recriação do traço e um aprofundamento na automação.
“Desvendando-se não somente como o mais econômico e ecologicamente consciente dos jatos leves, mas agora contempla a possibilidade de cobrir todas as capitais do nosso nordeste a partir do abraço da cidade de São Paulo, graças ao HondaJet Elite II,” partilhou Anderson Markiewicz, visionário diretor de Vendas e Aquisições de Aeronaves da Líder Aviação. “Tal proeza se deve à expansão de seu raio de alcance para 1.547 milhas náuticas – uma adição de 110 milhas náuticas, algo em torno de 200 quilômetros, superando a geração anterior,” desdobrou com detalhes.
Jatos al
Além do mais, outros atributos reverberam em destaque, entre eles o Autothrottle (Controle Automático de Potência) e o Autoland (Pouso de Emergência Autônomo), que intensificam ainda mais o campo da automação e a esfera da proteção da aeronave, minimizando o fardo do intrépido piloto.
Ademais, junto à introdução do sistema Autoland, a salvaguarda do HondaJet foi elevada por meio do advento do sistema ASAS, um guardião que infunde maior estabilidade e domínio nas delicadas aterrissagens sob desafiantes ventos de través.
Não se pode também deixar de mencionar os alertas sonoros e visuais que se manifestam caso algum desvio ocorra durante a meticulosa fase de aproximação ao aeroporto. Nos delicados momentos do pouso, os spoilers* terrestres entram em ação, otimizando o desempenho da frenagem da aeronave.
Aeronave
Na zona de envolvimento, o novíssimo modelo persiste como um farol de conforto, ostentando a singularidade em sua categoria ao oferecer o espaço entre assentos suficiente para que joelhos, pernas e pés dos afortunados passageiros não se entrelacem.
Dentre as inovações que aprimoram ainda mais o conforto do HondaJet, inclui-se a evolução na maestria acústica que abrange a aeronave de ponta a ponta.
Sobretudo proporcionando uma morada de silêncio e tranquilidade – um dom que se agrega ao inovador desenho dos motores sobre as asas (Over-The-Wing Engine Mount – OTWEM), que dispersam as comuns vibrações dos propulsores a jato antes que alcancem a fuselagem. Este desenho, além de outorgar um nível ínfimo de ruído interno, também eleva o teto do espaço da cabine, toalete e espaço para bagagem.
HondaJet Elite II
Outras adições que elevam o conforto na enclave interna do HondaJet Elite II englobam espaço suplementar no ajuste dos assentos dos pilotos e uma iluminação harmonizada para as jornadas noturnas.
O toalete privativo segue guarnecido com pia e água corrente, banhado por luz natural suplementar proveniente de claraboias no teto, uma tomada externa para os serviços do toalete e uma porta de conclusão, garantindo uma privacidade total ao passageiro.
Em relação ao design exterior, a aeronave traz consigo duas novas paletas de pintura: uma envolta em preto fosco e outra em branco com uma faixa rubra, juntamente das cores já consagradas. O interior também se renova, com novos padrões de cores em ônix e metálico, incorporando elementos com tonalidades de madeira nos assentos e no piso.
Bruna Assumpção, Diretora Superintendente da Líder Aviação
“Este modelo reforça, de maneira mais acentuada, o conceito arraigado de excelência em tecnologia, segurança, conforto e performance da Honda Aircraft, tudo harmoniosamente sintonizado com os anseios primordiais da Líder,” declama com fervor Bruna Assumpção, Diretora Superintendente da Líder Aviação.
HondaJet Elite II em cifras
Número de ocupantes 1 piloto + 7 passageiros 2 pilotos + 6 passageiros
Alcance 1.547 milhas náuticas (2.865 km)
Velocidade máxima de cruzeiro 422 nós (782 km/h)
Teto operacional 43.000 pés
Capacidade do compartimento de bagagem 1,75 m3 / 370 Kg
Acerca da Líder Aviação
Surge com a maior da aviação executiva na América Latina
Concebida há sessenta e cinco anos, congrega mais de 1.450 indivíduos dedicados e uma coleção de cinquenta aeronaves, engajando-se em cinco frentes operacionais: o fretamento de aeronaves; os serviços em aeródromos; as transações de compra e venda de aeronaves; o cuidado meticuloso de manutenção; e as missões de helicópteros no âmbito da indústria de petróleo e gás.
Enfim, presente em vinte e uma bases operacionais nos aeroportos mais proeminentes do Brasil.
Assim mantém uma tripulação bilíngue pronta para servir vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, constantemente treinada para conferir serviços com segurança, diligência e excelência. A Líder também orquestra serviços de intermediação de seguros aeronáuticos, simulações em simuladores de voo e reparos em pás de helicópteros.
Honda Motor Co
A empresa é a subsidiária da American Honda Motor Co., Inc. Fundada em 2006, a empresa é responsável pelo design, produção, comercialização, serviços e suporte para o HondaJet. A sede da empresa está localizada em Greensboro, Carolina do Norte (EUA), o berço da aviação.
O espírito de desafio sobre o qual Soichiro Honda fundou a Honda Motors continua vivo hoje na Honda Aircraft, empresa que cumpre um dos antigos sonhos da Honda de promover a mobilidade humana em direção ao céu.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.