Lazer e personalização são tendências do turismo em 2024

Estudos mostram quais são os planos de viagem dos turistas para este ano.

Lazer e personalização são tendências do turismo em 2024

Foto: gpointstudio/Freepik

Com o início de um novo ano, aqueles que gostam de viajar já estão se programando para conhecer ou revisitar destinos. As tendências de viagem e as motivações para fazer as malas incluem lazer, personalização das programações, experiências de luxo e destinos inéditos, conforme apontam estudos.

A pesquisa “Tendências globais de viagem para 2024”, realizada pela Visa com pessoas do México e do Brasil, identificou que os viajantes estão em busca de lazer. Relaxar foi apontado como a principal razão para viajar por 46% dos mexicanos ouvidos no estudo, seguido da vontade de conhecer algo novo (34%) e viver aventuras (31%).

Entre os entrevistados brasileiros, a flexibilidade e a personalização das programações estão entre os principais aspectos observados na hora de planejar uma viagem. Nesse grupo, 65% afirmaram que pretendem viajar de maneira independente em vez de comprar pacotes de viagem e 40% disseram estar dispostos a gastar mais para poderem alterar os planos de viagem.

Luxo também está na lista de desejos

Já a pesquisa “Previsões de Viagem para 2024”, encomendada pela plataforma Booking.com, revelou que, em 2024, os viajantes devem buscar usufruir de férias com luxos “à la carte”. A ideia é viver a experiência de passear como os “ricos”, ainda que por apenas um momento.

O levantamento ouviu mais de 27,7 mil pessoas de 33 países diferentes, incluindo o Brasil. Entre os brasileiros entrevistados, 62% afirmaram estar dispostos a pagar por day use, passes diários, para desfrutar das comodidades de um hotel cinco estrelas.

No contexto do turismo de luxo, o centro financeiro dos Emirados Árabes Unidos ganha destaque. Os viajantes que querem saber o que fazer em Dubai podem encontrar um destino com inúmeras opções, que incluem desde atrações mundialmente famosas até praias deslumbrantes, oportunidades de compras e parques de diversões.

A lista de programações engloba, ainda, a experiência gastronômica de uma culinária multicultural e as atividades de aventura, como saltos de paraquedas. Para encarar a maratona de opções em uma cidade menos quente, a melhor época para visitar Dubai é entre novembro e abril.

Os itinerários podem incluir os principais pontos turísticos nas áreas de Downtown Dubai, Dubai Creek e Jumeirah Beach. Os parques temáticos são atrações à parte, desde o Dubai Parks com a Legoland, Bollywood Parks e Motiongate, até o IMG Worlds of Adventure, considerado o maior parque indoor do mundo. A vida noturna também oferece possibilidades em Beach Clubs, à beira do Golfo Pérsico.

Destinos e experiências inusitadas para o máximo de diversão

A pesquisa encomendada pelo Booking.com também revelou que os destinos inéditos e com clima ameno estão no topo da lista de desejos dos viajantes brasileiros. Dos entrevistados, 56% querem fugir das ondas de calor e ir para lugares com climas mais amenos.

Já 70% informaram que passarão as férias em uma cidade mais fresca, caso a temperatura de onde moram subir, e 86% concordam com a afirmação de que ficar perto da água proporciona sensação de relaxamento.

No clima de lazer e aventura, 53% dos viajantes do Brasil afirmaram que gostariam de reservar uma viagem surpresa em que o destino fosse desconhecido até o momento da chegada. Quase metade (49%) deseja embarcar para lugares alternativos.

Explorar conexões interpessoais também está na lista de desejos. Dos respondentes, 44% gostariam de conhecer e viver experiências com moradores locais em regiões que não são muito conhecidas.

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.