13 dicas para se tornar uma pessoa mais criativa

Dicas para dar um Up na sua criatividade

13 dicas para se tornar uma pessoa mais criativa

Durante toda a minha jornada no mundo da criação, algumas pessoas me perguntaram como eu faço para ser tão criativa. E a verdade é que eu nunca tinha pensado nisso. Eu sempre criei muitas histórias, inventei temas para a hora de brincar, imaginava mundos e fantasias… Meu vício por leitura só aumentou este fato. Já escutei que “criatividade é um dom. É preciso nascer criativo”. Acredite em mim, não é! E toda vez que você fala que algo que uma pessoa faz é um dom, você desmerece todo o processo que aquela pessoa fez para aprimorar aquilo. Para ser sincera com você, a principal característica da criatividade é a originalidade. E deixa eu te contar uma coisa? Para ser original o seu cérebro precisa de estímulos!

Sempre que alguém me pedia dicas para ser criativo eu travava porque nunca tinha parado para analisar quais fatores realmente desabrochavam a minha criatividade. Até que certo dia, vi isso como uma oportunidade para ajudar pessoas e foi assim que nasceu a ideia para o texto de hoje.

Você já sabe então que a criatividade não é um dom e a única coisa que você nasce sabendo é a chorar e respirar! Você provavelmente também já descobriu que no mundo atual, cheio de inovações, é preciso ser criativo para se destacar, certo?! Mas como fazer isso quando você não tem costume de exercê-la? Bom, eu separei algumas dicas que me ajudam nesse processo e que também podem te ajudar. Mas veja bem, cada ser é único. Isso significa que nem tudo o que funciona comigo pode funcionar com você. O ideal é que você vá testando técnicas até descobrir o que realmente dá certo. Vamos nessa?

1 – Anote tudo 13 dicas para se tornar uma pessoa mais criativa

Essa é provavelmente a dica que mais funciona comigo e que eu mais aplico no meu dia a dia. Tenha tudo o que se passa em sua mente em um papel e não se preocupe com o texto ou com o português neste momento. Só se preocupe em guardar aquela ideia e eu vou te dar dois grandes motivos do porquê fazer isso!

Imagine que você está andando por uma praça na sua cidade e vem na sua cabeça a ideia de fazer um portal de notícias on-line com assuntos voltados para a sua área. Naquele momento, com a ideia crua, pode não fazer muito sentido. Mas se você anotar todas as ideias que têm na sua cabeça em um papel ou bloco de notas do seu celular, você consegue analisar a ideia futuramente e até mesmo traçar metas para que ela realmente aconteça. Já aconteceu comigo de ter uma ideia que não achei boa, mas depois de uns meses, ela se encaixou perfeitamente com o momento que eu estava vivendo e, com um bom planejamento ela enfim saiu do papel!

Muitas vezes, a primeira ideia que temos não é a melhor, mas enquanto você não as colocar no papel ela não vai parar de martelar na sua cabeça impedindo que outras ideias surjam.

E lembre-se: nunca descarte uma ideia, por mais absurda que ela pareça. Às vezes ela só está fora do contexto e, mais futuramente, ela pode se encaixar perfeitamente em algo que você está fazendo.

2 – Observe tudo ao seu redor

Já aconteceu com você de estar viajando de carro pela estrada e ficar olhando pela janela, observando as casinhas que estão passando em alta velocidade? Comigo acontece sempre! Mas e ai… que tal as 13 dicas para se tornar uma pessoa mais criativa

Crie o hábito de observar tudo ao seu redor. Pode acontecer de uma ideia mirabolante vir de algo comum do seu dia a dia.

É importante lembrar também que o mundo está constantemente mudando e não há nada melhor para a criação do que acompanhar essas mudanças e aprender a enxergar as coisas sob diversas perspectivas.

3 – Crie novos hábitos

O novo sempre desperta mais disposição e empolgação para fazer às coisas. Já pensou que alguns dias, meses ou até anos atrás você desconhecia o que você mais gosta de fazer hoje? Agora pense que hoje você pode desconhecer ou julgar como impossível algo que no futuro pode se tornar um dos melhores hábitos da sua vida!

Quer um exemplo? Anos atrás eu detestava dirigir. Achava algo extremamente difícil, muita coisa para fazer ao mesmo tempo. Definitivamente não era para mim! Prolonguei o máximo que eu pude. Mas, aos 26 anos não tive escolha, precisei tirar a carteira. Quase tive uma crise na hora do exame e adivinha só? Dirigir escutando música se tornou um dos hábitos que mais me relaxam e fazem bem! Não quer dizer que todo hábito vai dar certo ou se encaixar bem na sua rotina e na sua vida, mas você nunca vai saber se não tentar!

4 – As oportunidades surgem de problemas do dia a dia

Parece mentira, mas essa é a mais pura verdade! Porque você acha que criaram o telefone, por exemplo?! Havia um problema na comunicação à distância. Mas se Graham Bell tivesse desistido na primeira vez que a experiência que fez com Thomas Watson tivesse falhado, continuaríamos escrevendo por carta hoje. O fato é que estamos condicionados a enxergar apenas os problemas e isso nos impede de ver para além deles.

Eu passei a minha vida toda escutando que quando você vê borboletas constantemente no seu caminho era um sinal do universo de que você está na direção certa (da sua vida, no caso). E aí eu ficava pensando: é sério, universo?! De todas as formas para me dar um sinal de que eu estou no caminho certo você coloca borboletas? Com o passar dos anos eu enxerguei uma nova vertente dessa frase. As borboletas sempre estiveram em nosso caminho! Mas estamos tão acostumados a focar nos problemas que nos esquecemos de apreciar as pequenas belezas que nos cercam.

A partir de hoje, mude a direção dos seus pensamentos e treine o seu cérebro para que, sempre que um problema surja, você possa aproveitá-lo para extrair uma oportunidade criativa!

Um exemplo na prática é este texto. As pessoas ao meu redor tinham dificuldade em ser criativos. Eu poderia simplesmente ignorar isso e seguir a minha vida. Mas vi como uma oportunidade para ajudar os outros. E é daí que você tira ideias que antes nem passavam pela sua cabeça.

5 – Conheça novas histórias

Não, não estou falando para você ler livros (apesar de que isso também me ajuda e muito). Estou falando para você procurar a história de pessoas inspiradoras. Quando você vê esses conteúdos você consegue descobrir mais e mais táticas de criação que deram certo com aquelas pessoas e, quem sabe, dá certo para você também? Além, é claro, de servir como fonte de inspiração para você não desistir.

Segue uma lista dos que mais me inspiraram:

Walt antes de Mickey

Você sabia que o Walt Disney foi demitido de um dos seus empregos por não ser criativo o suficiente? Pois é! E tem um filme contando sobre a vida dele antes de se tornar fonte de inspiração. Ele está disponível na Amazon Prime e, caso se interesse, há inúmeros artigos no Google relatando curiosidades sobre a vida de Walt Disney.

Fome de poder

Esse filme tem uma bagagem gigantesca de empreendedorismo e de como usar a criatividade para revolucionar o seu negócio e sair do óbvio. Ele está disponível na HBO Max.

Coco antes de Chanel

Um clássico para quem atua na área da moda, mas também é uma fonte de inspiração para ideias criativas e únicas. Ele está disponível na Apple TV, mas também tem de forma gratuita na internet.

Girlboss

A história da jovem rebelde Sophia Amoruso que se encontra falida e precisa de uma ideia autêntica para mudar a sua vida. Uma minissérie da Netflix.

J. K. Rowling

Infelizmente ainda não criaram um filme sobre a vida da escritora que revolucionou o mundo dos livros e conquistou uma base de fãs totalmente fiel à história. A celebre e ilustre mãe do mundo bruxo é de longe uma das maiores fontes de inspiração quando o assunto é criatividade. Você pode descobrir mais sobre a trajetória dela por meio de pesquisas no Google ou até mesmo através de livros sobre a sua biografia.

Oprah Winfrey

Simplesmente a maior apresentadora de televisão do mundo! Autora de frases como “seja grato pelo que tem e você acabará tendo mais. Se você se concentrar no que não tem, você nunca vai achar que tem o suficiente” e várias outras que eu te garanto que vai te deixar encantado(a). Assim como a J. K. ainda não há um filme sobre a vida dela, mas você pode descobrir mais através de artigos no Google e do livro Oprah, uma biografia.

Esses são alguns dos vários nomes inspiradores que você pode conhecer mais. Lembrando que nem sempre precisa ser relacionado diretamente ao seu ramo. E aí, quem mais te inspira? Deixe aqui nos comentários!

6 – Descanse!

O nosso cérebro trabalha 24 horas por dia, estamos sempre recebendo informações e mandando comandos para cada parte do nosso corpo. Lembre-se de dormir a quantidade certa que o seu corpo necessita para realmente descansar e, sempre que possível, tire alguns minutinhos de pausa. Isso vai fazer com que o seu cérebro esteja mais aberto à criação!

7 – Viva novas experiências

Para isso é preciso sair da tão temida zona de conforto! Não há nada melhor para a criação do que viver novas experiências. Busque novos hobbies, eles te farão enxergar a vida com outros olhos e com que ideias inusitadas fluam em sua mente. Que tal fazer algo que você nunca cogitou fazer, como: um curso de culinária, teatro, dança, canto…? Você pode descobrir uma nova paixão e até mesmo novas ideias.

8 – Não se cobre tanto!

Há dias que a sua criatividade não vai fluir e está tudo bem! Quando o bloqueio criativo bater, pare o que você está fazendo e vá fazer outra coisa que te faça bem. Afinal, ficar parado na frente do computador tentando forçar a criatividade não vai te levar a nada e, muitas vezes, o simples fato de fazer outra coisa fora da sua rotina, já ajuda a destravar as melhores ideias!

9 – Desperte a sua criança interior

Você já se perguntou por que as crianças são mais criativas que os adultos? Elas são mais criativas porque agem com espontaneidade, ousadia e, acima de tudo, elas não têm medo de errar.

Por que temos tanto medo do erro? Não é errando que se aprende? Por isso, lembre-se de deixar a sua criança interior sair para brincar. Albert Einstein disse que a criatividade é a inteligência se divertindo. E se o grande Einstein disse isso, quem sou eu para ir contra! Leve a vida com mais leveza, sorria mais, faça mais brincadeiras e piadas…. Você vai ver o quanto isso vai te ajudar a ser mais criativo.

10 – Busque aprendizados

Sempre há algo a mais para saber, uma nova ferramenta para descobrir… Se a sua área de atuação é fotografias, por exemplo, busque sempre novos aprendizados na área até chegar o dia em que você criará uma técnica e será referência para outros profissionais.

Você já pensou pelo fato de que o profissional que mais te inspira hoje começou assim como você? Sem ter nenhuma base e buscando aprendizados através de outros profissionais? Dá para aprender e ensinar muita coisa!

E, muito importante, repasse os seus aprendizados. O que pode ser óbvio para você, não é para quem está começando. O aprendizado só é 100% aproveitado quando passamos ele adiante.

11 – Feedbacks são importantes

Você tem que entender que feedbacks negativos são pontos chaves para te fazer evoluir. Eles podem ser meio desagradáveis às vezes, mas servem como um norte para saber o que você deve melhorar. Quanto aos positivos, eles te mostram que você está na direção certa! Quando nenhum deles vier até você, busque ele das pessoas ao seu redor.

Somos todas pedras brutas nos lapidando diariamente para que viremos diamantes! Se você parar de buscar melhorias no meio do caminho vai ser sempre uma pedra bruta cheia de potencial que desistiu de buscar brilhar.

12 – Dá um Google ai!

Quantas vezes falei neste texto sobre pesquisar artigos no google? Dá para aprender TUDO na internet hoje em dia. Até mesmo como ser criativo, olha este texto, risos. Mas é sério! Boa parte do meu aprendizado como designer foi através de vídeos no YouTube. Por isso, pesquise sobre as principais notícias, tendências, novidades… Siga pessoas que te inspiram e faça networking. Conhecer novas pessoas e trocar experiências na sua área é fundamental e dá para aprender muito assim!

13 – Mão na massa!

Sabe as ideias que você anotou no seu bloco de notas? Coloque-as em prática! Com o passar do tempo você vai perceber que é muito mais fácil ter ideias do que executá-las, mas, a não ser que você tenha alguém para executar suas ideias, só tê-las não é o suficiente.

Para que o processo de execução não te desmotive, crie um planejamento e divida a execução da sua ideia por etapas. Assim você vai fazer um pouquinho todos os dias e, quando menos perceber, sua ideia vai estar prontinha e fora do bloco de notas. Inclusive, as maiores ideias se materializaram assim.

Um breve resumo sobre a criatividade

É preciso mudar de perspectivas para enxergar o mundo com outros olhos. A criatividade não é um dom, é algo que precisa ser desenvolvido diariamente. Espero que este texto te ajude de alguma forma! Estou ansiosa para ver suas novas ideias fluindo!

INSTAGRAM DO YOO MAG

INSTAGRAM LORENA VIEGAS

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jéssica Viegas
Jéssica Viegas
1 ano atrás

Nossa amei! Ainda não tinha pensado por esse lado, obrigada pelas dicas!