Belo horizonte é oficialmente a capital brasileira de botecos
Com todo o esplendor e pompa que a ocasião requer, é chegada a hora de declarar solenemente: Belo Horizonte, a nobre capital mineira, é merecedora, com louvor, do título de “Capital dos Botecos”.
Primeiramente numa pesquisa inédita da Abrasel, embasada no Censo recente e nas informações minuciosas da Receita Federal, emergiu a constatação de que a proporção de bares por habitante na cidade.
Censo 2022
O Censo 2022, com suas descobertas intrigantes, trouxe à tona algumas surpresas, como o ritmo mais sereno do crescimento populacional brasileiro em comparação com projeções anteriores.
Entretanto, também possibilitou a consagração definitiva de um título há muito aclamado: Belo Horizonte (MG) ascende, com destaque, à posição de capital com a maior concentração de bares em todo o território nacional. Numa pesquisa realizada pela Abrasel, os dados populacionais do Censo foram cotejados com o número de estabelecimentos ativos registrados na Receita Federal.
BH ergue-se no topo da classificação com seus impressionantes 178 bares para cada grupo de 100 mil habitantes, uma marca imponente e inigualável, deixando para trás a segunda colocada, Florianópolis, com seus 150 bares por 100 mil moradores,
Belo Horizonte
Segundo a Receita Federal, Belo Horizonte ostenta um impressionante total de 4.136 estabelecimentos cuja atividade principal é classificada como bar, englobando tanto os bares com entretenimento quanto os de ambiente mais tranquilo.
Essa classificação, conhecida como CNAE, define a natureza das atividades empresariais. Levando em conta a extensão territorial do município, chega-se a uma média de 12,5 bares por quilômetro quadrado em Belo Horizonte, número também insuperável entre todas as outras capitais.
Sob essa perspectiva, São Paulo conquista o segundo lugar, com modestos 5,9 bares por quilômetro quadrado, ficando um pouco à frente da terceira colocada, o Rio de Janeiro, que registra 5,1 bares por quilômetro quadrado. Em termos absolutos, São Paulo possui 9.043 bares, enquanto o Rio de Janeiro conta com 6.175.
Presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci
“Não é nenhuma surpresa; há muito tempo sabemos informalmente que Belo Horizonte é, sem dúvida alguma, a verdadeira capital dos bares e botequins.
Qualquer pessoa que tenha passado alguns dias nesta cidade pode testemunhar essa rica cultura. Agora, porém, não há espaço para qualquer tipo de contestação”, afirma, com aprovação, o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. “Considerando que a pesquisa leva em conta apenas a atividade principal, acredito que o número real de estabelecimentos é ainda maior.
Desbravando o cenário regional, além da líder do Sul, Florianópolis, o Norte é brindado com a liderança de Palmas (TO), ostentando 130 bares para cada grupo de 100 mil habitantes. No Nordeste, a capital baiana Salvador (BA) assume, com orgulho, o primeiro lugar, contabilizando 104 bares a cada 100 mil moradores. Já no Centro-Oeste, Goiânia (GO) celebra o título de líder, abrigando 101 bares por 100 mil habitantes.
Quanto ao Sudeste, além do já consagrado posto de Belo Horizonte, vale destacar a notável posição de Vitória (ES), que se posiciona, com honra, em terceiro lugar no país, registrando 149 bares para cada grupo de 100 mil moradores.
Sem mais longas, aqui está a tabela com as 20 principais capitais:
(Tabela com os dados das 20 principais capitais e suas pessoas de bares por 100 mil habitantes)
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.