Copa do Mundo, Black Friday, Natal, Réveillon. @Yoomag__

Copa do Mundo, Black Friday, Natal, Réveillon: em qual campanha em foco?

Copa do Mundo, Black Friday, Natal, Réveillon: em qual campanha eu foco?

Se já era difícil se organizar entre Halloween, Black Friday, Natal e Réveillon, agora parece quase impossível com a Copa do Mundo colidindo com alguma dessas datas, certo?

Mas calma que para tudo tem um jeito. Como o Halloween já passou, você tem sobretudo uma abertura maior para se organizar daqui para frente. Lembre-se que, a copa do mundo começa, oficialmente, dia 20 de novembro de 2022.

Assim, a Black Friday este ano acontece no dia 25 de novembro (sempre na última sexta-feira do mês de novembro) e o Natal, como padrão, dia 25 de dezembro.

Com essas datas definidas, vamos ao planejamento?! Mas antes, uma dúvida…

Tenho que participar de todas essas datas?

Não. Você não é obrigado (a) a participar de todas essas campanhas, mas lembre-se que todo o comércio vai movimentar de acordo com elas e, não estar presente, pode afetar as suas vendas.

O ideal é que você analise a forma como a sua empresa se comunica com o público-alvo e de que forma você pode aplicar essas datas no seu dia a dia.

Copa do mundo, Black Friday ou Natal, com qual delas eu começo?

Você tem duas opções: Black November e aí você já começa a Black Friday desde já, esta é uma das estratégias que tenho visto os lojistas aplicarem. Um mês inteiro de promoções.

Ou começar a apostar na Copa do Mundo, decorando a loja, apostando na comunicação patriota até dia 20 de novembro e, no dia 21, você já começa com a Black Friday, assim você aproveita semana em que a maior parte do comércio já tem o costume de aplicar promoções e divulgar sobre a data sem perder a vibe verde e amarelo.

A ideia é que você aproveite o clima de euforia que precede à copa para atrair novos clientes. Use a copa do mundo como um cartão de visitas para as suas próximas campanhas.

Com a Black Friday no ar, até quando mantenho a campanha?

Bom, aí é com você. Depende de até quando você quer manter as promoções no seu negócio. Geralmente, os lojistas deixam a promoção até o final do mês. Porém, como este ano a última sexta caiu no dia 25 de novembro, há a probabilidade de que o comércio mantenha a Black Friday até o domingo, dia 27 de novembro e, no dia 28, já voltem a sua atenção para o Natal.

Neste caso, a dica é sentar e avaliar todos os fatores da sua campanha, se terá produtos o suficiente para manter a promoção até o dia 30.

Lembre-se que, fazer uma Black Friday com preços altos não é nada atrativo e pode causar um efeito reverso ao verdadeiro propósito da campanha: queima de estoque para as próximas campanhas.

Quando eu começar a divulgar a Black Friday tenho que parar com a Copa?

É claro que não! Você pode, e deve continuar divulgando os produtos ou curiosidades sobre a Copa, bem como aproveitar que o assunto vai estar em alta para aumentar o engajamento nas suas redes sociais (teremos um texto sobre isso).

O ideal, neste caso é focar nos motes das campanhas para que o seu cliente não fique perdido. Uma dica é usar a identidade visual da Black Friday para envolver assuntos relacionados à copa.

E quando entra o Natal?

Quando você quiser, na verdade, risos. Mas o ideal é que, no máximo, depois da Black Friday você já entre com força no Natal. Não deixe para a última hora. Lembre-se que o Natal é a época de maior movimento para o comércio.

E vamos para o Réveillon.

Essa não é segredo para ninguém, né?! Passou o Natal, dia 26 já é dia de apostar em temas mais leves, principalmente voltados para o branco. Hora de apostar em tradições para a virada, ideias de looks, comidas e afins. E não se esqueça que o institucional conta e muito! No dia da virada, lembre-se de desejar um feliz ano novo para os seus clientes.

Dá para aproveitar todas as datas sem fugir da sua identidade

E isto serve, principalmente, para marcas e lojistas que não vão vender artigos com temas patriotas. Estar por dentro dos assuntos do momento pode ser uma ótima forma de criar um vínculo maior com os seus clientes.

Vale lembrar que nós temos mais facilidade de criar vínculos quando nos identificamos com algo que uma pessoa faz ou fala. Isso também serve para a sua loja. Crie vínculos com os seus clientes e se destaque dos concorrentes.

E aí, já se programou para o que promete ser os meses mais movimentados do comércio? Comenta aqui embaixo.

Instagram Yoo mag

Instagram Lorena Viegas

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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