Dia mundial do skate: esporte que influencia na moda e na música

Dia mundial do skate

Entenda como o skateboard se tornou uma referência no street style e até mesmo na música.

No âmbito das ruas urbanas, o skate se eleva como uma expressão singular que ultrapassa as fronteiras das pistas. Neste Dia Mundial do Skate, celebrado nesta quarta-feira, 21/6, é inegável a influência profunda que esse esporte exerce sobre a cultura, a música e, além disso, a moda.

Califórnia

Em seu surgimento, nas décadas de 1950 e 1960, na vibrante Califórnia, o skate foi um veículo de rebeldia, um desafio aos limites preestabelecidos e, acima de tudo, uma forma de diversão. Por essa razão, o vestuário associado a esse universo se caracterizava pela funcionalidade e, consequentemente, pelo conforto indispensáveis.

É uma atividade que reflete o que ocorre nas ruas. É, portanto, a essência pura dos movimentos urbanos, sobretudo no contexto da juventude, é como podemos definir o skate.

Evolução do esporte

Neste Dia Mundial do Skate, celebramos não apenas a evolução do esporte, mas também sua influência indelével no cenário cultural e, ademais, além disso. É um lembrete de como o skate se tornou uma linguagem única, que ecoa pelas ruas, embalando sonhos e, por conseguinte, inspirando gerações com sua autenticidade e liberdade.

A calça com a cueca aparecendo, por exemplo, é muito característica dos anos 90. Os moletons com essa cara mais urbana, um pouquinho mais amplos, com desenhos de grafite… A própria camiseta xadrez também é uma característica do grunge, que foi absorvida do skate.

São estilos e danças com movimento. E o skate também é movimento.

Quando falamos de influência do skate na moda, temos que lembrar que o grunge, o rap, o trap, o hip hop e o punk são elementos muito fortes na pista de skate e que sempre estão influenciando e, consequentemente, acabam influenciando a moda.

No Brasil, o Charlie Brown Jr. foi uma das bandas mais importantes para dar visibilidade ao skate, segundo Mari: “O Chorão era um cara que andava na pista, um grande letrista que soube traduzir muito bem os sentimentos dele e do skate para a música. Isso foi essencial para o movimento.”

Estilo de vida

“O skate é um estilo de vida. Ele é um estilo de vida com várias tribos. Você tem uma mistura muito grande, o que torna o movimento rico. Tem o cara mais roqueiro, tem o cara do rap, o cara com estilo mais surfista… É um movimento puramente urbano, por isso que a moda dele é tão atraente e, consequentemente, acaba influenciando diversos setores da moda.”

Não é à toa que diversos atletas e skatistas possuem contratos de patrocínio milionários com marcas superfamosas, criando essa conexão entre o skate e a moda, por exemplo.

Letícia Bufoni como uma influenciadora no skate feminino e, consequentemente, na moda.

Quando estamos colocando uma legging, um top de academia, uma camiseta mais estilosa, mais feminina. São elementos que estavam por aí, que a gente absorveu no dia a dia, mas que quando entra numa pista, ganha uma lente de aumento e acaba se tornando uma característica do skate feminino.”

Estilo

As roupas largas são uma característica primordial no estilo do skatista. Mas atualmente, com o skate feminino em alta, as leggings e os tops, até os que deixam a barriga de fora, também propõem um conforto a mais.

Se, ao mesmo tempo, a gente tem uma proposta de roupas com amplitude de movimento, como calças e camisetas largas, a gente tem essa forma de ter movimento, mas com um toque mais feminino mesmo. Que a gente se sinta mais bonita, que a gente não se esconda tanto. Sinta a vontade para andar de skate do jeito que quiser.

O skate transcende as fronteiras do esporte e se estabelece como uma linguagem cultural poderosa. Influencia não apenas a maneira como nos vestimos, mas também a música que ouvimos, os movimentos que fazemos e a forma como nos expressamos.

Neste Dia Mundial do Skate, celebremos a sua força transformadora e o espírito livre que inspira tantas pessoas ao redor do mundo. Além disso, vamos continuar explorando as possibilidades infinitas desse universo e compartilhando a paixão pelo skate em todas as suas manifestações.

Lucas Machado no Instagram: https://www.instagram.com/porlucasmachado/

Lucas Machado no Linkedin: https://www.linkedin.com/in/lucasmachadoconteudo/

 Site Lucas Machado: http://porlucasmachado.com.br/

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.