Benefícios de treinar na chuva e no frio

Benefícios de treinar na chuva e no frio

O friozinho chegando e com ele aquela preguiça enorme de praticar qualquer atividade física.

Afinal é clima de ficar em casa, precisamente de baixo das cobertas.

Mas, vejam que interessante, o treino no frio traz mais resultados para o emagrecimento que no verão.

Por isso, destacamos alguns benefícios para você se animar e curtir a temporada para deixar o corpo em dia.

Queima de calorias

Primeiramente no frio você queima mais calorias, isso acontece porque o corpo vai precisar de mais calorias para se aquecer.

Afinal, aumenta o gasto de energia especialmente porque o organismo precisa aumentar sua taxa de metabolismo para manter o corpo quente.

Fortalece o sistema imunológico

Porém o fato de expor o corpo repetidas vezes ao frio, além de se habituar às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imunológico.

Além de reduzir o risco de contrair gripe ou resfriado, super comuns da época.

Melhora o funcionamento do pulmão

A respiração durante os treinos nas baixas temperaturas, é mais difícil devido à diferença de temperatura e, entre o corpo e o ambiente externo.

Porém essa diferença climática faz com que o pulmão se esforce para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente.

Desta forma proporciona melhora na performance durante os exercícios e a energia durante o dia-a-dia.

Aumenta a resistência

Treinar no frio faz com que haja um esforço maior do nosso corpo, principalmente para o sistema cardiovascular e respiratório.

É justamente este aumento de capacidade que é bom para aumentar a resistência, desde que não haja desgaste em excesso.

Combate a depressão e o mau humor

É comum, que as pessoas fiquem mais deprimidas no inverno, o clima proporciona uma maior reclusão e isso pode afetar o sistema emocional.

Praticar exercícios físicos aumenta a produção de endorfina, substância que promove bem-estar e é fator determinante no tratamento da depressão.

Alguns estudos mostram que a endorfina é liberada de 24 a 48 horas após a prática de atividade física.

Portanto, quem treina com frequência é mais feliz em qualquer estação do ano.

São muitos os benefícios para que você se sinta motivado a “mexer o corpo” e vencer o frio.

Benefícios de treinar na chuva e no frio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.