Corrida de rua ou esteira

Corrida de rua ou esteira

Escolha a playlist no Spotify, encontre um tênis legal, coloque o fone de ouvido e comece a correr. A proposta de um dos esportes mais democráticos do mundo é simples e não precisa de muita coisa. Além disso, a prática da atividade é garantia de controle do estresse e, consequentemente, baixa de cortisol.

Mas correr na rua ou na esteira? Muitas pessoas ainda travam uma batalha verbal em busca de defender veemente o seu modelo preferido. Na verdade, cada formato tem benefícios próprios.

Primeiramente, é importante deixar claro que não existe o jeito certo de iniciar o esporte. Entre as vantagens da corrida, o destaque é para a melhora do condicionamento físico e fortalecimento muscular.

Dinamismo no esporte de rua

O dinamismo é um ponto relevante para quem opta pelo exercício. Contudo, no caso da rua, há um gasto calórico maior. Já que as irregularidades do solo fazem com que o esforço do atleta seja maior.

Entretanto, para os iniciantes ou aqueles que estão se recuperando de lesão, a esteira é o mais recomendado. Já que há um controle maior do esforço e é possível estabelecer o equilíbrio do corpo.

Isso porque, a esteira diminui o impacto do esforço no corpo, por exemplo, joelhos e lombar. Dessa forma, é possível analisar pisadas, controlar movimentos de braços e respiração.

Para se ter ideia, a corrida na rua provoca 10% a mais de impacto. Por isso, para aqueles que estão saindo do sedentarismo, o ideal é iniciar o projeto de saúde de uma forma respeitosa com o corpo.

Mova-se pelas ruas ou esteiras

Mas, independentemente do formato selecionado, é fundamental procurar um médico e fazer uma consulta geral. A escolha de um bom tênis do também te ajudará a controlar o peso e minimizar riscos de lesão.

Além disso, é muito importante que a hidratação seja priorizada. Sendo assim, o ideal é que a garrafinha com água seja levada, tanto para a esteira quanto para a corrida ao ar-livre.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.