Corrida de rua. Uma forma natural de meditação

Corrida de rua. Uma forma natural de meditação

Não é novidade que a corrida praticada de modo adequado e espontâneo, ou seja, sem agressão ao físico traz grandes benefícios ao corpo e a mente.

Primeiramente, nestas condições amenas, ela pode nos levar ao estado de meditação, permitindo-nos correr sem perceber, suportar possíveis dores e avançar sem nos cansarmos.

Além disso, começamos a exercitar o sistema cardiovascular de forma totalmente automática, ou seja, mesmo diante de um intenso esforço físico.

Afinal a circulação sanguínea consegue manter-se muito eficiente em transportar e distribuir nutrientes, oxigênio e hormônios para as células.

Equilíbrio Cardiovascular

De fato mesmo não sendo psicólogo, minha experiência com as longas distâncias e as literaturas que aprecio indicam que, enquanto movimentamos, o nosso cérebro realmente se tranquiliza diante deste equilíbrio cardiovascular.

Certamente paramos de pensar; o que deixa nossa mente livre e absolutamente relaxada.

Resiliência

Sobretudo nos dias de hoje, diante de tanta agitação, insegurança e pressão praticar corridas buscando esta harmonia entre os limites físicos e o equilíbrio de oxigênio é muito gratificante e também um diferencial competitivo, afinal esta conciliação nos torna profissionais mais positivos, resilientes e inteligentes emocionalmente.

Mas tudo acontece no momento certo! Conquistamos esta habilidade de concentração somente depois de algum tempo correndo de forma asseada e equilibrada.

Entretanto percebemos que a corrida desfila, sem esforço, solta e muito prazerosa. Atingir esta dádiva é como receber um certificado por “horas de voo”. Definitivamente.

Além deste estágio de plenitude, vale relembrar que a dedicação ao esporte nos favorece pela produção de hormônios que nos tornam mais bem-humorados e em estado de completa satisfação;

Portanto a corrida de rua, desenvolve o nosso cérebro com a produção de novos neurônios, sem falar dos benefícios de um corpo em forma e um sistema imunológico mais eficiente como cita o consagrado Nuno Cobra, treinador físico e mental e autor do best-seller “A semente da vitória”.

Enquanto trabalhamos este estado meditativo torna os dramas sociais, pessoais e profissionais bem menores, o que é muito relevante.

Diante deste mérito, conseguimos ao mesmo tempo inspirar as pessoas do nosso convívio através de uma mente mais equilibrada, experiente, humana e feliz.

Por fim, segue algumas indicações para atingirmos esta condição meditativa:

  • Insira corridas tranquilas e prazerosas em sua planilha semanal de treinos.
  • Faça alguns treinos longos de forma solitária, inclusive sem músicas, para estimular a mente e o corpo.
  • Prefira realizar provas desacompanhado, afinal todos nós temos “momentos de baixa e de alta” num percurso. Sozinhos evitamos negligenciar os sinais do corpo e da mente.
  • Portanto algumas competições de caráter social devem ser feitas com os amigos e de modo festivo.
  • Mesmo cansado, exercite manter o corpo ereto e um perfeito sincronismo entre pernas e braços.Insira corridas tranquilas e prazerosas em sua planilha semanal de treinos.
  • Faça alguns treinos longos de forma solitária, inclusive sem músicas, para estimular a mente e o corpo.
  • Prefira realizar provas desacompanhado, afinal todos nós temos “momentos de baixa e de alta” num percurso. Sozinhos evitamos negligenciar os sinais do corpo e da mente.
  • Portanto algumas competições de caráter social devem ser feitas com os amigos e de modo festivo.
  • Mesmo cansado, exercite manter o corpo ereto e um perfeito sincronismo entre pernas e braços.
  • Exercite a consciência corporal, identificando os pontos de tensão durante o exercício e concentre-se em alterar a dinâmica dos movimentos para aliviar os incômodos, mesmo que temporariamente.
  • E, tome consciência destas possibilidades que relatei. No mínimo, você confirmará que uma corrida serena e equilibrada nos revigora, tranquiliza e permite uma sensação de paz, satisfação e autoconhecimento.

Corrida de rua. Uma forma natural de meditação

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.