Pavê de Nutella com morangos. Confira nossa receita
Para ver e, principalmente, comer
A piadinha é típica de qualquer tiozão, mas é impossível falar da sobremesa e não levar em conta a frase mais famosa do mundo. Concorda?
O pavê, de origem francesa, nos permite variações de ingredientes e, de modo criativo, torna-se uma sobremesa que agrada a todos.
Montado em camadas, seu nome vem de “piso” ou “pavimento”. Pode ser servido de diversas formas, por exemplo em refratários, taças ou, ainda, fora de qualquer forma. Aqui vale toda a sua imaginação.
Para dar um toque especial, separamos como ingrediente dessa receita, a famosa variação de creme de avelãs e chocolate, que resulta na deliciosa Nutella.
Inclusive, você sabia que esse creme de cacau e leite foi criada há 70 anos, em 1944? E a marca que conhecemos mais popularmente aqui no Brasil foi desenvolvida pela empresa italiana Ferrero. No ano de 1963.
A receita original é de Pietro Ferrero, que usou como principal ingrediente a avelã, produto típico de Langhe, no Piemonte (Itália), onde Ferrero morava com a família.
Na Roma antiga, era costume doar aveleiras para trazer felicidade. O mesmo ocorria na França, em que a planta era presenteada em casamentos simbolizando a fertilidade.
Dessa forma, a árvore de avelã é comum nas áreas Mediterrâneas, na região do Mar Negro na Turquia. Na Itália, em especial nas regiões centrais de Lazio e Campânia.
Por isso, a região de Langhe em Piemonte também se destaca e, como mencionei acima, é onde começou toda a história de industrializar esse creme famoso que amamos.
Sentiu o sabor daí? Que tal materializar tudo isso numa receita com todas as magnitudes de sabor?
Pavê de Nutella com morangos
Ingredientes:
- 1 pote (200 gr) de Nutella®️
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 2 caixas de morangos
- 1 pacote de biscoito Champanhe
- 1/2 xícara (chá) de leite
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o creme de avelãs/ Nutella®️ e o creme de leite. Em seguida bata bem até formar um creme. Reserve.
Logo após, em taças individuais, alterne camadas do creme batido, biscoitos umedecidos e morangos. Leve à geladeira por 1 hora.
Decore com morangos e, se preferir, acrescente um creme mais leve como chantilly ou suspiros frescos para decorar.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.