Robôs

Bots, robôs e IA são o futuro dos bares e restaurantes?

Bots, robôs e IA são o futuro dos bares e restaurantes?

A tendência de utilizar bots e robôs no setor de bares e restaurantes foi um dos temas centrais da NRA Show, a maior feira do setor de alimentação fora do lar, realizada nos Estados Unidos. A tecnologia, que já está revolucionando a indústria, promete transformar ainda mais a forma como os estabelecimentos operam e interagem com os clientes.

Tecnologia a Favor dos Empreendedores

Nos últimos anos, o setor de bares e restaurantes tem adotado cada vez mais soluções tecnológicas, como bots (softwares para automação de tarefas digitais, muitos utilizando inteligência artificial generativa) e robôs (máquinas inteligentes que substituem funções humanas).

Dessa forma, essas inovações estão sendo aplicadas em diversas frentes, como na criação de cardápios, no desenvolvimento de aplicativos de gestão e em máquinas de atendimento que automatizam processos de cozinha. A ideia é simplificar a vida dos empreendedores, permitindo uma gestão mais eficiente e dinâmica.

Matheus Mason, proprietário do Benedito Restaurante em Campinas/SP, compartilhou em entrevista ao podcast O Café e a Conta, da revista Bares&Restaurantes, como a tecnologia tem sido uma aliada no seu negócio. Por exemplo, “Utilizo a inteligência artificial de diversas formas, desde a gestão até a parte pessoal. Se quero fazer um planejamento de marketing, consigo obter informações através da transcrição de áudios de entrevistas com colaboradores e clientes, transformando esses dados em tópicos, com planejamento e sugestões”, explica Mason.

A Revolução dos Robôs no Atendimento

O McDonald’s, a maior franquia de alimentação do mundo, começou a testar seu primeiro restaurante automatizado no Texas no final de 2022. Neste caso, os pedidos são feitos sem interação humana, através de telas e de um drive-thru automatizado. A estratégia visa inovar para melhorar a experiência do cliente, destacando o potencial da automação para agilizar o atendimento.

Na National Restaurant Association Show deste ano, diversas soluções de robôs também chamaram a atenção, incluindo robôs-garçons e máquinas de limpeza autônomas. Além disso, empresas apresentaram robôs que entregam refeições em quartos de hotel e lavadoras verticais inteligentes para superfícies de difícil acesso.

Assim mostrando como a automação pode assumir tarefas repetitivas e liberar os funcionários para atividades mais complexas.

Robôs da Bear Robotics, equipados com sensores LiDar e câmeras de última geração, percorrem os salões dos restaurantes com agilidade e segurança, interagindo tanto com clientes quanto com funcionários.

Segundo José Eduardo Camargo, líder de conteúdo e inteligência da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

“A inteligência artificial generativa é o grande diferencial, pois os robôs já existem há algum tempo. Embarcada, ela ajuda a melhorar a eficiência e potencializa a entrega. Tanto os bots de software quanto os robôs físicos têm se aproveitado do ganho de produtividade que a IA traz consigo”.

Impacto e Perspectivas Futuras

Os avanços tecnológicos prometem reduzir os custos operacionais dos bares e restaurantes, tornando a tecnologia mais acessível aos estabelecimentos. Contudo, o uso de robôs também levanta debates sobre seu impacto no mercado de trabalho. Embora possa haver uma redução no número de funcionários de atendimento, a tendência é que surjam novas oportunidades de emprego relacionadas ao desenvolvimento, manutenção e supervisão dos robôs.

Ainda não se sabe se o modelo automatizado do McDonald’s será a norma no futuro dos bares e restaurantes, mas é inegável que o potencial dos robôs no setor está apenas começando a ser explorado.

Com o progresso contínuo da tecnologia, espera-se que os robôs não realizem apenas tarefas físicas, mas também desenvolvam um nível de interação com os clientes similar ao dos atendentes humanos, melhorando ainda mais a experiência do cliente nos estabelecimentos.

Em resumo, a integração de bots, robôs e IA no setor de alimentação está redefinindo a maneira como pensamos em restaurantes e bares. À medida que a tecnologia avança, o futuro promete ser cada vez mais automatizado, eficiente e inovador.

Desta forma proporcionando novas oportunidades e desafios para empreendedores e trabalhadores da área.

Lucas Machado instagram

Lucas Machado LinkedIn

Sobre Lucas Machado

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments