Gastronomia

Sommelier a profissão do futuro

Há quem acredite que a profissão de sommelier é somente para o “provador” de vinhos e espumantes.

Contudo, é uma profissão para aqueles que são especializados em bebidas alcoólicas. 

Certamente essa dúvida se justifica pois na origem era a função de se transportar e provar vinhos antes da nobreza tomar, isso na Idade Média. 

Sommelier

Frequentemente, portanto, o sommelier é então designado aquele que prova os vinhos e os indica em restaurantes e casas especializadas.

Onde além de indicar os vinhos aos clientes também os compra, prova e indica a harmonização. 

Vinhos

Hoje, contudo, tendo em vista a grande procura de pessoas comuns interessadas em vinhos.

Assim formando confrarias ou pela socialização, sommeliers também dão cursos de vinhos e tem ganhado cada vez mais interessados. 

Saúde

Mais e mais pessoas, assim, tem aderido ao estudo dos vinhos, comprovando que não somente pela indicação de uma taça do tinto para a saúde do coração.

Há o interesse, mas também por todo ambiente que envolve essa bebida. 

Antes de mais nada é importante fazer a distinção entre o sommelier e o enólogo, já que são profissões diferentes apesar de ambas lidarem com vinho (nesse caso o enólogo só trabalha com o vinho). 

Assim, o enólogo é quem faz o vinho, ou seja, transforma uva em vinho ou espumante. Ele acompanha desde o solo onde as parreiras serão plantadas até a colheita das uvas, a escolha dos barris etc. 

Já o sommelier, por ser profundo conhecedor da bebida com a qual trabalha,  dessa forma, fica responsável por escolher vinhos, elaborar carta de vinhos, comprar as bebidas, recebe-las e cuidar da armazenagem e indicar aos clientes. 

Profissão

No Brasil, curiosamente, a profissão somente foi regulamentada em 2011, ainda assim, cada vez mais e mais pessoas tem procurado cursos para trabalhar nessa área, inclusive no mercado cervejeiro que cresce exponencialmente. 

Harmonização

Aliás, o sommelier de cervejas deve conhecer não só os estilos dessa bebida como todos os ingredientes, processos de produção, harmonização e até mesmo a história de cada uma delas, sendo responsável até por criar novas. 

Há, entretanto, o mito que o sommelier bebe muito. Isso não acontece durante sua jornada de trabalho; ele coloca na boca, bochecha para ativar as papilas gustativas e também a mucosa das bochechas e depois cospe. 

Mas não se engane, mesmo provando vinhos por horas os provadores das bebidas também são grandes apreciadores e em seus momentos de lazer certamente tomam a bebida com enorme prazer. 

Decerto, que busca a profissão de sommelier é um amante da bebida, afinal, trabalhar com aquilo que se gosta é muito mais prazeroso e deixa de ser uma obrigação. 

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte Silvia Machete, natural de Belo Horizonte,…

1 dia ago

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios No mundo empresarial moderno, reuniões eficazes…

1 dia ago

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro O Chico Dedê…

2 dias ago

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável As placas solares estão se tornando uma opção cada…

2 dias ago

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks O uso de aplicativos modificados tem…

2 dias ago

Banana verde ação no emagrecimento

Banana Verde e suas propriedades naturais

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!