história do charuto cubano prazer e tradição

A história do charuto cubano prazer e tradição. Por Lucas Machado

A história do charuto cubano prazer e tradição. Por Lucas Machado

A Tradição dos Charutos Cubanos

Vocês devem estar pensando: “Nossa! Mais um texto sobre Fidel Castro”. Entretanto, sem desmerecer a importância dele para muitos, ele é um ditador. Resolvi, então, discorrer algumas linhas não sobre Fidel Castro, mas sobre o produto mais conhecido e reverenciado da ilha cubana: o charuto. Esse ícone, que a cada dia ganha mais adeptos e apreciadores, continua a brilhar, mesmo em uma era de forte antitabagismo.

A História do Charuto

O charuto é uma das formas mais antigas de apreciação do tabaco. Segundo historiadores, a palavra deriva de “cherrot”, surgida na era vitoriana, uma época marcante da moda durante o reinado da Rainha Vitória no século 19. Para os verdadeiros amantes de charutos, degustar o sabor e o aroma de um “bom puro”, como os povos de língua espanhola denominam o charuto feito à mão, é uma experiência completamente diferente de fumar um Habano, como são chamados os charutos produzidos em Cuba.

O Legado de Alejandro Probaiana

Conhecer a província cubana de San Luís, cidade natal de Alejandro Probaiana, conhecido como Abuelito, que faleceu em abril deste ano, é um verdadeiro passeio pela história desta ensolarada nação do Caribe. O Abuelito, que se destacou internacionalmente por produzir as melhores folhas de tabaco, recebia na varanda de sua casa fãs que buscavam entender e apreciar a arte de saborear um legítimo puro cubano.

Charutos e Celebridades

Dom Alejandro não fazia distinção entre seus visitantes. Por exemplo, tratava Sting, Steven Spielberg, Jack Nicholson, Gerard Depardieu, entre outros, com a mesma humildade. Eles viajavam o mundo, mas sempre voltavam para Cuba, sem abandonar suas raízes, tradições e a beleza natural peculiar do país. A folha de tabaco existe em Cuba pelo menos desde a chegada de Cristóvão Colombo, quando ele encontrou nativos que enrolavam folhas de palmeira com folhas de tabaco e as queimavam em rituais religiosos. Ao retornar à Europa, Colombo e sua tripulação foram os principais responsáveis por difundir essa cultura, que eventualmente chegou aos Estados Unidos. Além disso, estudos recentes indicam que a folha de tabaco está presente na região há quase dois mil anos.

A Excelência dos Charutos Cubanos

A excelência de Cuba no plantio do tabaco e na produção de charutos começou com a autorização do rei espanhol Ferdinando VII, no século 19. Em 1840, a ilha já era reconhecida como a maior produtora do mundo. Surgiram, então, marcas icônicas como Montecristo e Cohiba, que continuam no mercado até hoje. Para os apreciadores de um “double corona”, uma das principais diferenças dos charutos cubanos é o clima favorável da ilha, que proporciona qualidades incomparáveis de temperatura, ar e solo.

As Marcas Mais Prestigiadas

Entre os puros mais importantes, apesar de cada apreciador ter seu favorito, destacam-se Bolivar, Partagas, Hoyo de Monterrey, Romeo Y Julieta, Punch, Rafael Gonzalez, Ramon Allones, Sancho Panza, Trinidad, Vegas Robaina e San Cristobal.

O Charme dos Charutos Cubanos

Enfim, para os amantes do forte e inconfundível aroma dos charutos, iniciantes ou não, a qualidade e a diferença de um bom charuto cubano baseiam-se no tamanho, tipos de folha e grossura. O grande charme, porém, está na maneira única de fumá-lo e de como as folhas de tabaco são queimadas. Portanto, assim como se aprende sobre um bom vinho bebendo-o, conhecemos mais sobre um bom puro fumando-o. Puros são uma paixão à primeira vista e precisam ser armazenados corretamente. Caixas de couro com temperatura entre 18ºC e 20ºC e umidade do ar entre 70% e 75% são ideais.

Apreciando o Ouro Cubano

O charuto cubano deve ser apreciado com uma delicadeza que nos remete à simplicidade de sua história, lendas e mitos que ainda rondam os ideais de Che Guevara e Fidel Castro. Parafraseando o folclorista brasileiro Câmara Cascudo, “um bom charuto é um prazer cotidiano, mágica fumaça consoladora”. No entanto, não se esqueça: o Ministério da Saúde adverte que fumar é prejudicial à saúde. Mas, se você tiver algum puro cubano no seu estoque, pode enviá-lo para a minha caixa de correio. Ou melhor, eu vou buscá-lo pessoalmente.

Lucas Machado instagram

Lucas Machado LinkedIn

Sobre Lucas Machado

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments