Leitura nas entrelinhas
“Sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende”
Essa é uma frase que nós da comunicação, que possuímos o comportamento inteligente não podemos levar ao pé da letra pois, sobretudo somos responsáveis pelos dois: o que falamos e o que as pessoas entendem.
Comunicar é uma ferramenta poderosa e fundamental no relacionamento interpessoal, pois é por seu intermédio que as pessoas expressam suas ideias, mostram suas emoções e ouvem o mesmo dos outros.
Relações Pessoais
No entanto, hoje como a maioria das relações estão dispensando o contato presencial, precisamos entender e nos fazer compreender por vários tipos de comunicação (falar, o ouvir e se expressar).
Mas a questão é: as pessoas falam exatamente o que querem dizer? Será que elas dizem uma coisa e sentem outra? Ouvem exatamente e entendem o que o outro quer falar?
Vivemos em um mundo que é importante sabermos desempenhar papéis que nem sempre são os mais ajustados aos nossos desejos e expectativas e, as vezes nos fazem vivenciar algumas “saias justas”.
Assim, é fato que precisamos enxergar através de um olhar que se sobreponha ao óbvio, ao lógico.
Quase que um olhar de águia, de raio X, que vê além de algo o que se manifesta – é trazer o latente para a observação natural.
Comportamento
A incessante procura por um comportamento sábio, não pode nos levar a apresentar e mostrar ao mundo apenas a nossa visão. É preciso sabermos interpretar e passar adiante.
É mais fácil, da menos trabalho e pode gerar até menos estresse, não ficar tentando entender – se o outro disser que não quer aceitar isso como uma verdade absoluta.
Se ele falar tudo bem, esse é o seu verdadeiro desejo. Mas minha comunicação é com VOCÊ, da correria, aquele que deseja ser lembrado como alguém que sempre excedeu as expectativas da sua vida abrindo o baú e ensinando.
Leitura nas entrelinhas
Ai não tem jeito vamos ter também que aprender a arte da superação na capacidade de ler nas entrelinhas.
Então seguem alguns toques para melhorar essa habilidade
*Quando falar ou ouvir alguém, os olhos precisam estar no outro. É olho no olho! Isso faz com que nossa percepção de detalhes aumente, e muitas vezes é lá que residem as verdades. Aliás, Einstein dizia: “Deus esta nos detalhes”. Ele tinha razão, pois eles são um grande diferencial competitivo.
*Ouça e não apenas escute. Não faça a audição seletiva, deletando o que não interessa, e permanecendo apenas com o que diz respeito aos seus interesses. Ouvir é prestar a atenção ativa. Não interrompa e não tente adivinhar.
*Ligue-se na importância da comunicação não verbal: gestos, trejeitos, no comportamento do corpo. Saiba que essa é a forma de comunicação que as pessoas mais valorizam, as mais atentas, é claro.
Importante: Relacionamentos de sucesso são baseados em verdades. Hasta!
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.