Lupita Nyong’o: um ícone do cinema e da moda

  • Redação
  • por em 24 de fevereiro de 2021

Lupita Nyong’o: um ícone do cinema e da moda

Se você é cinéfilo ou cinéfila, certamente este nome não é uma novidade. Afinal, a atriz foi uma das grandes descobertas da sétima arte da década anterior. Com isso, uma de suas marcas registradas é o olhar que fisga o espectador e dá vida a suas personagens carregadas de complexidade e tensão.

Antes de tudo, falar sobre Lupita Nyong’o é fazer uma retrospectiva de filmes incluídos na lista dos campeões de bilheteria, pelo menos entre 2013 e 2020. Assim sendo, produções como ’12 Anos de Escravidão’, ‘Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força’, ‘Pantera Negra’ e ‘Nós’ mostram que a jovem atriz veio para deixar seu nome registrado na história de Hollywood.

História de Lupita Nyong’o: um ícone do cinema e da moda

Em primeiro lugar, Lupita é uma derivação de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México. Seus pais resolveram homenagear a filha com um nome que lembrasse a santa. Nascida em 1983 na Cidade do México, Lupita Nyong’o tem duas nacionalidades: mexicana e queniana.

No entanto durante sua infância e adolescência, Lupita morou no Quênia e se dedicou ao teatro. Com isso, o talento nas artes foi lapidado com atuações como Romeu e Julieta, por exemplo. Anos mais tarde, a artista graduou-se em Cinema e Teatro, nos Estados Unidos.

Lupita também entrou para os estúdios trabalhando em outras funções, como membro de equipes de produção, o que mais tarde culminaria em oportunidades.

Aliás, antes de aparecer em ‘12 Anos de Escravidão’ – participação que a tornou mundialmente conhecida – sua contribuição pôde ser acompanhada na direção e na produção do documentário In My Genes.

Assim partir de ‘12 Anos de Escravidão’, Lupita teve seu reconhecimento chancelado pela crítica especializada. Assim, a junção de talento inquestionável a personagens fortes tornaram Lupita Nyong’o um nome indispensável entre os grandes jovens talentos de Hollywood.

Outro ponto é que a estrela hollywoodiana destaca-se como um expoente da moda. Afinal, seus looks e estilos impressionam por conta da beleza e da sofisticação. As estampas e os penteados usados por Lupita são sensacionais.

Carreira

East River – 2008

Shuga – 2012

12 Anos de Escravidão – 2013

NonStop – 2014

Star Wars: O Despertar da Força – 2015

Mogli: o menino lobo (dublagem) – 2016

Rainha de Katwe – 2016

Star Wars: os últimos Jedi – 2017

Panteras Negras – 2018

Pequenos Monstros – 2018

Nós – 2019

Star Wars: a ascensão Skywalker – 2019

Black is King – 2020

Curiosidades

Lupita Nyong’o já ganhou o prêmio TonyAwards por sua atuação teatral em Eclipsed. Além disso, a artista foi a primeira atriz mexicana e queniana a levar a estatueta do Oscar. Aliás, Lupita concorreu a premiações no Globo de Ouro e SAG Awards, Critics’ChoiceAwards;

Cursou e finalizou o mestrado em Artes Cênicas pela renomada Universidade de Yale;

Lupita Nyong’o também tem atuação em causas sociais, sobretudo em direitos das mulheres, crianças e meio ambiente.

Lupita Nyong’o: um ícone do cinema e da moda

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.