Parques nacionais: Importância da preservação na quarentena

Parques nacionais: Importância da preservação

Primeiramente basta pensar na beleza cênica brasileira, qualquer que seja ela, para vermos a importância dos parques nacionais:

Serra do Cipó, Tijuca, Lençóis Maranhenses, Abrolhos, Fernando de Noronha, Pantanal , Chapada de Diamantina.

Enfim, todos são unidades de preservação que compõem um sistema complexo, rico e extremamente importante.

Entretanto da criação do primeiro parque até os dias atuais foram mais de 70 anos.

Estão presentes em todas as regiões do País e em praticamente todos os biomas – Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal, assim como a zona costeira e marinha.

No entanto tem a função de conservar importantíssimos ecossistemas – como florestas, montanhas, cachoeiras, mares, rios, áreas semidesérticas, zonas úmidas e cavernas.

Porém em algumas localidades, principalmente em municípios de baixo índice de desenvolvimento humano (IDH), os parques ainda atuam como um dos principais estímulos ao desenvolvimento regional.

No rol dos serviços ambientais decisivos esta, ainda, a manutenção do manancial de agua doce, que abastecem as cidades.

Além disso temos as florestas, que ajudam a regular o clima e controlar a erosão do solo, que evitam parte das catástrofes ambientais.

Eles funcionam, por exemplo, como verdadeiros laboratórios a céu aberto, onde pesquisadores sobretudo desenvolvem trabalhos voltados a conservação e ao uso da biodiversidade e recursos genéticos.

Primordialmente estão sendo feitas mais de 3.000 pesquisas atualmente em nosso parques.

Pesquisas Científicas

Mas não podemos perder de vista a função precípua a qual eles se destinam, preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica.

Nosso intuito é informarmos sobre o tema do parque nacional, para entendermos o quanto eles representam, de benefícios que eles representam para entendermos melhor o que se passa na nossa situação climática e tantas outras que vem sofrendo mudanças.

Preservar deixou de ser importante e passou a ser imprescindível. E o que temos de bom nessa quarentena?

Essas áreas estão tomando um fôlego de nós seres humanos, muita coisa boa esta acontecendo, nos iremos sair dessa além de mais fortes, com mais sabedoria e os parques nacionais e sua preservação agradecem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.