O primeiramente o fígado é um órgão muito importante do corpo humano, e que muitas vezes não recebe a atenção e os cuidados necessários para estar saudável. Saiba como cuidar do seu fígado em seis passos e evitar esteatose hepática, a famosa e perigosa gordura no fígado.
O problema acontece sobretudo quando células de gordura se acumulam na glândula em um nível elevado, para quem acha que é algo simples, a falta de tratamento pode acarretar câncer e cirrose hepática. É preciso ressaltar que, mulheres são mais propícias à enfermidade, por causa do hormônio estrógeno, produzido naturalmente pelo corpo e que colabora na concentração de gordura.
Homens, contudo, não estão livres da patologia e contra eles pesa o fator de não ir ao médico regularmente ou fazer check-ups pontuais.
Diversos fatores contribuem para o surgimento da doença, dentre eles:
- Má alimentação.
- Pressão alta.
- Sedentarismo.
- Consumo excessivo de álcool.
- Perda ou ganho de peso rápido.
- Colesterol alto.
- Gravidez.
Os sintomas não são claros, contudo os mais comuns na fase de menor gravidade da doença são: barriga inchada, cansaço, perda de apetite, fraqueza, aumento do fígado e dor abdominal e de cabeça constante.
Dessa forma, para evitar que o problema se agrave o ideal é promover uma mudança nos hábitos alimentares e incluir uma rotina de atividades físicas, saiba como cuidar do seu fígado em seis passos.
Você sabe como cuidar do seu fígado?
Geralmente, a esteatose hepática é resolvida por meio de um estilo de vida equilibrado, com praticas esportivas regulares e alimentação balanceada.
O processo implica obviamente emagrecer, embora nem precisa ser muito. De acordo com um estudo divulgado por pesquisadores do Hospital Universitário de Tübingen, na Alemanha, basta que 5% do peso seja eliminado para o fígado apresentar melhoras. Conta simples: uma pessoa com 90 kg precisaria emagrecer 4,5 kg para já perceber uma recuperação na saúde.
Enfim, saiba como cuidar do seu fígado em seis passos simples.
Como prevenir e eliminar gordura no fígado
- 1º passo: Água é vida, a frase é batida, mas é a pura verdade. O ideal é ingerir entre 2 e 3 litros de água por dia. Fígado, rins, pele, cabelo, o seu corpo todo agradece o cuidado.
- 2º passo: Reduza sobretudo o consumo de carboidratos e de preferência para os integrais ou o inhame e a mandioca.
- 3º passo: Coma mais beterraba, ovo, espinafre, quinoa, farelo de aveia e peixe, eles são ricos em colina e betaína, dois nutrientes que ajudam a deslocar os triglicérides para a corrente sanguínea, evitando o acumulo no fígado.
- 4º passo: Acrescente fibras e folhas verdes nas refeições: alface, acelga, couve, agrião, rúcula, quinoa, chia, linhaça, soja, lentilha, grão de bico e feijão.
- 5º passo: Substitua as gorduras saturadas por azeite de oliva extra virgem, entretanto atenção as quantidades.
- 6º passo: Se movimente: mexa-se, a prática esportiva é fundamental para o processo de eliminação de gordura do fígado. Entretanto, respeite o seu limite.
Desta forma, Lembre-se: tudo em excesso faz mal, sendo assim, não adianta vilanizar alguns alimentos, você precisa controlar a boca e moderar no consumo, principalmente de fast-foods.
3 chás de ervas que evitam gordura no fígado
3 receitas caseiras para desintoxicar o seu fígado
Receita 1:
- 1 colher (sopa) de suco de limão extraído na hora;
- Meia colher (sopa) de gengibre ralado;
- Meia colher (sopa) de alho picado.
Receita 2:
Enfim, rale duas colheres (sopa) de gengibre e coloque em água quente, deixe descansar por alguns minutos e beba. Atenção: hipertensos não devem consumir o gengibre.
Receita 3:
O rabanete é um excelente descongestionante, além disso ajuda a desintoxicar o fígado. Mas ele pode ser adicionado nas saladas nos sucos frescos ou adoçado com mel antes das principais refeições.
Sobre Lucas Machado: www.porlucasmachado.com.br
Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.