Qual a relação do sono e atividades físicas?
A princípio são noites mal dormidas, bocejos fora de hora, cochilos inconvenientes ao longo do dia. Afinal qual a relação sono e atividades físicas
Celular na cama vasculhando as redes sociais ou aquele site que nem você faz a menor ideia de como parou ali. E nada do sono chegar.
Segundo a Associação Brasileira do Sono (SBS), 43% da população nacional não consegue manter um sono saudável.
No entanto para sites e pesquisas especializados, uma noite mal dormida vai muito além de um desconforto puro e simples.
Sistema imunológico
Especialistas apontam que um sono de qualidade melhora o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalece o sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças e tem grande importância no funcionamento do cérebro.
Assim para um dia exaustivo de treinamentos e ensaios, no meu caso, foco sempre numa bela noite de sono como primeira medida para minha pronta recuperação.
Aliás, a atividade física e sono, quando equilibrados e feitos de maneira saudável, são complementares, pois se ajudam.
Segundo o profissional de Educação Física Rafael Brainer, “para o exercício físico, uma noite bem dormida ajuda a potencializar os efeitos do treinamento, já que os músculos precisam do descanso para metabolizar as células musculares.
Já no caso do sono, a prática regular de exercícios adequados ajudam em um sono melhor”, detalha o profissional.
Portanto acredito que não é nenhum sacrifício para a maioria, ainda mais em noites frias de inverno, deitar na cama. A questão é dormir e dormir bem.
“Eu costumava dizer que o sono é o terceiro pilar da saúde”, falou o Doutor Matthew Walker, especialista da Universidade da Califórnia, para a Revista TIME. Walker destaca o álcool como um vilão, e um mito:
“Muitas pessoas usam o álcool achando que ele ajuda a dormir, e isto não é verdade. Na realidade, o álcool fragmenta seu sono.”
Caso a dificuldade em noites bem dormidas sejam uma constante, vale (e muito), a visita a um profissional especializado. Dormir com qualidade está diretamente relacionado a uma vida também de qualidade.
Cada indivíduo tem suas particularidades. Uns precisarão de mais, e outros, de um pouco menos de horas para dormir. E claro, dormir com qualidade. Consulte o profissional responsável. E boa noite.
Qual a relação do sono e atividades físicas?
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.