Sete lembretes para a vida não esqueça de anotar
Não é sempre que manuais de instrução funcionam. Na maioria das vezes, eles resolvem boa parte dos problemas. No entanto, costuma surgir algum que eles não resolvem e, daí, precisamos recorrer a outros artifícios para encontrar a solução.
Funciona assim, digamos, para questões menores com que lidamos no nosso cotidiano, como por exemplo, consertar a máquina de lavar que repentinamente parou de funcionar.
Para o viver não existe manual de instrução
Para os desafios da condição humana sabemos que não é assim que acontece. Apesar do clichê, não custa repetir que não existe um manual com receitinhas prontas de como viver uma vida mais leve. Ela é complexa, desafiadora ao extremo, muitas vezes assustadora e quase sempre surpreendente.
Mesmo assim, creio que existem algumas estratégias já vividas, experimentadas, e que comprovadamente funcionam. Prestando atenção a elas, podemos usufruir de um conhecimento já disponível e que já ajudou a muitos.
Elas são como lembretes a contribuir para uma jornada mais prazerosa.
Anote para não esquecer
A vida é um sopro, então faça o que você ama
Minha mãe sempre me dizia “a vida é um sopro”. Muitas pessoas, infelizmente, só percebem isso tardiamente e daí, passam a sofrer e se lamentar pelo que não viveram. O arrependimento as tornam amargas, tristes e rancores, o que traz ainda mais dor e sofrimento.
Vá atrás de seus objetivos, desejos e sonhos, nunca de pessoas
As pessoas só devem estar ao nosso lado a partir do desejo delas. Então, se elas não querem estar com você, deixe-as ir. Trabalhe nos seus sonhos e, junto deles, virão para a sua vida outras que realmente desejam estar com você.
Aprenda a se amar do jeito que você é, mas trabalhe sempre para melhorar
Somos seres imperfeitos, em eterna reconstrução, mas isso não significa que não devemos amar a pessoa que somos hoje. Ela é a fundação do melhor que virá.
Você é capaz de ser e fazer muito mais do que imagina
Base da autoconfiança, essa é uma estratégia que só comprovamos quando a colocamos em prática. Vamos fazendo, começando do pequeno, acreditando em nossa capacidade e, aos poucos, vamos percebendo nossa grandeza.
Erros são lições, então estude e aprenda com as suas para não repeti-las
Parece “papo espiritualista”, como já me disseram uma vez. O fato é que grandes cientistas já comprovaram isso.
Não perca a capacidade infantil de se maravilhar com os pequenos mistérios da vida
Resgate esse seu lado e veja como vai te fazer bem. Crianças se maravilham com o simples porque ainda não foram impregnadas pelas atribulações da vida adulta.
Seus pensamentos podem te aprisionar ou te libertar, então faça sua escolha
Temos em nós o poder de não nos deixar dominar pela negatividade e aqui cabe mais um clichê: a vida é feita de escolhas. Não escolhemos muitos dos nossos desafios, mas podemos escolher como lidar com eles de forma mais saudável e harmoniosa.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.