Trabalho autoral de Marcela Menin

Marcela Menin é formada em arquitetura, mas foram os processos criativos que sempre a guiaram, desde a infância. Tanto que, aos 6 anos, a arte veio com tudo e a menina passou a pintar em aquarelas a alegria das cores e movimentos. Mas não era para menos. Ela optou pela proposta de dar vida à tela em branco, essa foi a motivação da escolha do caminho profissional. Dessa forma, o trabalho autoral vem conduzindo a sua trajetória.

Transformou a distração de criança em trabalho. Então, iniciou o projeto de pintura em porcelanas. 

Os caminhos guiados pela maternidade

Trabalho autoral de Marcela Menin
Trabalho autoral de Marcela Menin

Mãe de três meninos (Vicente, Antônio e Matias), ela buscou adicionar aos projetos de trabalho autoral a construção artística. Inclusive, a idealização da casa sede da Fazenda Primavera (famosa pela produção de café especial), localizada no município de Angelândia, Minas Gerais, é um bom exemplo disso.

Segundo Marcela, a proposta da Primavera, teve como foco o artesanato e preservação das origens. “Minha intenção foi manter os ares típicos da fazenda e aliar conforto no espaço. Os móveis e estrutura foram feitos com madeira de reflorestamento de Mogno Africano, com relevância para os artistas locais do Vale do Jequitinhonha”, explica.

A relação de Marcela com a fazenda de café se iniciou quando ela conheceu o marido Leo Montesanto. Ela confessa que antes era avessa ao café, até porque não gostava do sabor amargo da bebida. Foi quando conheceu o café especial, mas especificamente a variedade Geisha cultivada na Fazenda Primavera, que, aliás, trouxe para o Brasil o título de Melhor Café do Mundo, em 2018.

Marcela Menin e Leo Montesanto, na Fazenda Primavera

A criatividade do trabalho autoral

A relação com o café fez com o que ela criasse uma edição limitada com porcelanas pintadas à mão, que são levadas ao forno por 4 horas, em temperatura média de 760ºC.

Mas o trabalho não acaba aqui. Depois que as peças esfriam, cada porcelana é levada novamente ao forno e cada uma é polida antes da entrega da arte final.

Marcela com os filhos: Antônio, Vicente e Matias

Hoje, Marcela segue com o trabalho autoral, com toda a inspiração artística, criou a marca de roupas @sou.tys focada na praticidade de peças confortáveis e básicas, ou seja, t-shirts atemporais com modelagem exclusiva confeccionadas no Brasil. Ainda trabalha como influenciadora e mostra diariamente o cotidiano com o seu lifestyle.

Instagram: @marcela.menin

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Life Style
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments