Uruguai: estância Vik Jose Ignacio. @porlucasmachado

Uruguai: estância Vik Jose Ignacio

Um refúgio de natureza, arte e alto design no campo do Uruguai

Uruguai: estância Vik Jose Ignacio

Lá no interior do Uruguai é como se o tempo parasse por um momento. Campos verdes se estendem até onde a vista alcança e há uma tranquilidade no ar que deve ser experimentada para ser compreendida.

Enquanto os destinos domésticos de inverno como Gramado ou Canela ficam lotados, este destino uruguaio que capta a essência da cultura gaúcha uruguaia, é o lugar perfeito para quem quer passar frio no nosso país vizinho.

Situada em terreno vasto de 1.600 hectares na zona rural de José Ignacio, no município de Maldonado que se destaca por concentrar o turismo de luxo, fica a Estancia Vik, uma fazenda típica uruguaia conta com paredes de adobe branco e um telhado de zinco vermelho projetado pelo arquiteto uruguaio Marcelo Daglio.

Mesclando design excepcional, serviço personalizado impecável, práticas voltadas para o meio ambiente e uma coleção inigualável de arte contemporânea uruguaia e internacional, a Estância Vik é uma propriedade singularmente notável situada em um cenário mágico. A Estância Vik é romântica, rústica e tradicional, e homenageia o espírito do campo uruguaio.

A propriedade de 50 mil metros quadrados, ostenta paredes de adobe brancas e telhados de zinco vermelho com abundantes passarelas ao ar livre que conectam pátios e jardins. Os hóspedes entram através de um pátio aberto com um vasto espelho d’água, na Living Room (sala de estar) central, onde encontram como peça central uma magnífica escultura monumental e elegante de mármore branco de quatro metros de altura de Pablo Atchugarry, um artista uruguaio internacionalmente aclamado.

O teto de 300 metros quadrados da Living Room foi pintado por Clever Lara, um dos principais artistas do movimento artístico atual no Uruguai, como uma representação inspirada no “Google Earth” de José Ignacio e Uruguai. Os painéis pintados que compõem o vasto teto retratam a zona rural de José Ignacio, a orla de Punta del Este e até o centro histórico da capital do Uruguai, Montevidéu.

Os artistas e obras de arte uruguaios representados na Estância foram especialmente selecionados por Carrie e Alex Vik, proprietários e visionários do retiro, juntamente com a colaboração do arquiteto Marcelo Daglio e do curador Enrique Badaró Nadal. Era importante que a arte representasse o Uruguai e demonstrasse a habilidade e visão dos artistas uruguaios, proporcionando aos hóspedes uma experiência autêntica durante sua estadia.

A Estância possui apenas 12 suítes exclusivas, com seis em cada ala que variam em tamanho de 46 a 83 metros quadrados. Cada suíte foi imaginada por um artista uruguaio que criou obras de arte para esses espaços, ou seja, cada suíte é completamente diferente uma da outra, com diferentes esquemas de cores, móveis, ambiente e, claro, arte.

Uma churrasqueira tradicional uruguaia foi construída no lado norte da Estância, espelhando os antigos galpões de estanho encontrados por onde os gaúchos vagavam, que conta também com as tradicionais paredes de estanho com uma grande lareira central ou “fogon”. Marcelo Legrand, outro notável artista uruguaio, que também projetou uma das suítes da Estância, pintou as paredes e o teto em seu brilhantemente estilo caótico, trazendo um toque contemporâneo a este espaço tradicional.

Os hospedes desfrutam do melhor churrasco do Uruguai, com suas carnes de qualidade e peixes frescos. Legumes, hortaliças e azeite produzidos na região, além de padaria e patisserie artesanais, garantem um menu ainda mais local.

Do outro lado da Estância, no lado sul, fica a adega, logo acima da grande sala de jantar, de onde se pode espiar a caverna abaixo através de janelas de vidro embutidas nos cantos do chão. As paredes de tijolos que revestem a adega continuam até o chão da sala de jantar, culminando no telhado de tijolos. Obra de mestres artesãos, esta sala e teto de tijolos cilíndrico foram criados sem o uso de qualquer argamassa.

A paisagem é rica em vida selvagem exótica, incluindo pássaros raros, avestruzes e tatus selvagens sul-americanos, além de uma variedade de animais de fazenda. Para realmente imergir os hóspedes na cultura local, gaúchos experientes levam os hóspedes em passeios guiados a cavalo pelos 1.600 hectares da extensa propriedade. Para complementar a experiência no campo, a Estancia Vik também trabalha em estreita colaboração com bodegas locais como Bodega Garzón e Bodega Oceánica para organizar degustações de vinho e azeite que demonstram a oferta eno-culinária de alta qualidade do campo uruguaio.

A Estância Vik Jose Ignacio tem o compromisso de empregar práticas ecologicamente corretas. Tubos solares, energia eólica, água reciclada e calor radiante são apenas alguns dos passos que a propriedade está tomando para ser autossustentável.

A Estância Vik é acessível pelo aeroporto de Punta del Este, a quarenta minutos de carro ao longo da costa ou pela rodovia. Alternativamente, os hóspedes podem voar para a capital Montevidéu, a uma hora e meia de distância, com uma variedade de voos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.

Uruguai: estância Vik Jose Ignacio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments