ESTEREÓTIPOS UMA NOVA ABORDAGEM

BELEZA ALÉM DOS ESTEREÓTIPOS UMA NOVA ABORDAGEM PARA O MERCADO

BELEZA ALÉM DOS ESTEREÓTIPO UMA NOVA ABORDAGEM PARA O MERCADO

Por décadas, a indústria da beleza reforçou padrões estéticos inatingíveis para a maioria das mulheres. No entanto, o cenário está mudando. As marcas agora assumem a responsabilidade de questionar e desconstruir esses estereótipos. Por exemplo, a “Campanha pela Real Beleza” da Dove, lançada há 20 anos, incentivou as mulheres a adotarem uma visão mais gentil de si mesmas. Além disso, desafiou a imagem tradicional de beleza.

MARCAS PIONEIRAS NA DESCONSTRUÇÃO DA BELEZA: DOVE E NATURA

A Dove abriu caminho para que outras marcas reavaliassem seus papéis na perpetuação dos padrões de beleza. Além disso, a Natura começou esse movimento nos anos 1990 com a linha Chronos. A marca questionou o mito de produtos que prometiam parar o tempo. Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura Brasil, reforça o compromisso da marca em celebrar a diversidade. Isso se reflete em seus produtos e campanhas. A recente ação da Natura Tododia convidou mulheres a aproveitarem o verão sem a necessidade de um corpo “ideal”.

DIVERSIDADE E INCLUSÃO COMO PILARES DA L’ORÉAL

A L’Oréal, uma das maiores marcas globais de cosméticos, trabalha para promover a inclusão. Eduardo Paiva, head de diversidade, equidade e inclusão, destaca que a empresa está em uma jornada contínua para garantir que a beleza seja acessível a todos. Por exemplo, a L’Oréal lançou o projeto Beleza Mais Diversa, capacitando criadores de conteúdo negros. O objetivo é aumentar a representatividade em suas campanhas.

INICIATIVAS QUE COLOCAM O CONSUMIDOR NO CENTRO DAS CAMPANHAS

No Dia Internacional da Mulher, a L’Oréal substituiu seu slogan clássico “Porque você vale muito” por “Porque nós valemos muito”. A nova mensagem destaca a importância de uma visão mais coletiva e feminista. Além disso, a empresa ampliou a gama de protetores solares com cor para atender diferentes tons de pele. Isso é especialmente importante no Brasil, onde a diversidade étnica é marcante.

BOTICÁRIO: COMPROMISSO COM A BELEZA DIVERSA

O Boticário também adota uma abordagem inclusiva em suas campanhas e produtos. Dessa forma, a marca investe em comunicação diversa e utiliza imagens de mulheres reais. Ela também promove grupos de afinidade que trabalham no marketing e na pesquisa de novos produtos. Renata Gomide, vice-presidente de marketing, destaca que a empresa busca representar a sociedade de forma aspiracional, mas sem deixar de lado a diversidade.

O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NA CONSTRUÇÃO DE PADRÕES DE BELEZA

Apesar dos esforços das marcas para desconstruir padrões, as redes sociais continuam a reforçar ideais irreais. De acordo com uma pesquisa do Projeto Dove Pela Autoestima, 97% dos jovens entre 10 e 17 anos foram expostos a conteúdo tóxico de beleza. A campanha “Código Dove” tenta combater esses padrões gerados por inteligência artificial. O objetivo é promover uma representação mais realista e diversa.

FILTRANDO A REALIDADE: O IMPACTO NEGATIVO DOS FILTROS DIGITAIS

Os filtros do Instagram e os tutoriais do TikTok têm um papel significativo na perpetuação de padrões estéticos. Além disso, a ação #TurnYourBack da Dove combate o uso excessivo de filtros. A campanha alerta para os impactos negativos dessa prática, especialmente entre meninas jovens. Nathalie Honda, da Unilever, afirma que a responsabilidade de questionar os padrões de beleza cabe não só às marcas, mas também a toda a indústria.

DESAFIOS E OPORTUNIDADES NAS REDES SOCIAIS PARA MARCAS DE BELEZA

Embora as redes sociais possam reforçar padrões prejudiciais, elas também têm o poder de promover a desconstrução e o empoderamento. Portanto, Denise, da Natura, acredita que as marcas devem escolher creators que representem seus valores e incentivem a inclusão. Por outro lado, no Boticário, Renata Gomide observa que plataformas como TikTok e Meta também têm um papel importante na promoção de uma comunicação mais diversa.

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA PELA DESCONSTRUÇÃO DE PADRÕES

As marcas de beleza estão em uma posição única para desafiar e reformular os estereótipos de beleza. No entanto, essa responsabilidade deve ser compartilhada com as plataformas digitais, que exercem grande influência sobre os consumidores. Por isso, juntas, marcas e redes sociais podem promover uma visão mais inclusiva e positiva da beleza, onde a diversidade é celebrada em sua totalidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Life StyleModa
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments