5 benefícios da Kombucha

5 benefícios da Kombucha. É um chá fermentado que é consumido há milhares de anos.

Além de oferecer os mesmos benefícios à saúde do chá, também é rico em probióticos benéficos.

Além disso, a Kombucha também contém antioxidantes, pode matar bactérias nocivas e pode ajudar a combater várias doenças.

5 benefícios da kombucha.

1. Kombucha é uma fonte potencial de probióticos

Acredita-se que a Kombucha tenha origem na China ou no Japão. É feita adicionando cepas específicas de bactérias, leveduras e açúcar ao chá preto ou verde, e fermentada por uma semana ou mais, dependendo da receita.

Durante esse processo, bactérias e leveduras formam uma película semelhante a um cogumelo na superfície do líquido.

Essa bolha é uma colônia simbiótica viva de bactérias e leveduras, também chamado de SCOBY (Symbiotic Culture Of Bacteria and Yeast, em inglês), e pode ser usada para fermentar novas kombuchas.

O processo de fermentação produz ácido acético (também encontrado no vinagre) e vários outros compostos ácidos, traços de álcool e gases que o tornam carbonatado.

Uma grande quantidade de bactérias também cresce na mistura. Essa mistura contém várias espécies de bactérias do ácido láctico que podem ter função probiótica.

Os probióticos fornecem ao seu intestino bactérias saudáveis. Essas bactérias podem melhorar muitos aspectos da saúde, incluindo digestão, inflamação e até perda de peso.

Por esse motivo, adicionar bebidas como kombucha à sua dieta pode melhorar sua saúde de várias maneiras.

5 benefícios da Kombucha

2. Kombucha pode fornecer os benefícios do chá verde

O chá verde é uma das bebidas mais saudáveis ​​do planeta, em síntese.

Isso ocorre porque o chá verde contém muitos compostos bioativos, em virtude disso os polifenóis, que funcionam como poderosos antioxidantes no organismo.

O Kombucha feito com chá verde, ou seja, contém muitos dos mesmos compostos vegetais e, presumivelmente, possui alguns dos mesmos benefícios.

Estudos mostram que beber chá verde regularmente pode aumentar o número de calorias que você queima, reduzir a gordura da barriga, melhorar os níveis de colesterol, ajudar no controle do açúcar no sangue e muito mais.

Estudos também mostram que os bebedores de chá verde, por exemplo têm um risco reduzido de câncer de próstata, mama e cólon.

O Kombucha feito com chá verde pode oferecer muitos dos mesmos benefícios de saúde que o chá verde, como perda de peso e controle de açúcar no sangue.

3. Kombucha Contém Antioxidantes

Antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres, moléculas reativas que podem danificar as células.

Muitos cientistas acreditam que os antioxidantes dos alimentos e bebidas são melhores para a saúde do que os suplementos antioxidantes .

A Kombucha, especialmente quando feita com chá verde, parece ter efeitos antioxidantes no fígado.

Os estudos com ratos constataram que o consumo de kombucha reduz regularmente a toxicidade hepática causada por produtos químicos tóxicos, em alguns casos em pelo menos 70%.

Embora não existam estudos em humanos sobre esse tópico, parece uma área promissora de pesquisa para pessoas com doença hepática.

4. Kombucha pode reduzir o risco de doença cardíaca

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo.

Estudos em ratos mostram que o kombucha pode melhorar muito dois marcadores de doenças cardíacas, LDL “ruim” e colesterol HDL “bom”, em apenas 30 dias.

Ainda mais importante, o chá (especialmente o chá verde) protege as partículas de colesterol LDL da oxidação, o que é pensado para contribuir para doenças cardíacas.

De fato, quem bebe chá verde tem um risco 31% menor de desenvolver doenças cardíacas.

5. Kombucha pode ajudar a gerenciar diabetes tipo 2

Diabetes tipo 2 afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por altos níveis de açúcar no sangue e resistência à insulina.

Um estudo em ratos diabéticos descobriu que o kombucha diminuiu a digestão dos carboidratos, o que reduziu os níveis de açúcar no sangue. Também melhorou a função hepática e renal.

É provável que o kombucha feito com chá verde seja ainda mais benéfico, pois o chá verde demonstrou reduzir os níveis de açúcar no sangue.

De fato, um estudo de revisão de quase 300.000 indivíduos constatou que os usuários de chá verde tinham um risco 18% menor de se tornar diabéticos.

Estudos humanos adicionais são necessários para investigar os benefícios do kombucha no controle do açúcar no sangue.

E você? Já incorporou a Kombucha na sua rotina diária?

Muitas pessoas acreditam que o kombucha ajuda a tratar todos os tipos de problemas crônicos de saúde.

Apesar de estudos em humanos sobre os efeitos do kombucha ainda estarem no estágio inicial e as evidências para seus efeitos na saúde serem limitadas, existem amplas evidências dos benefícios do chá e dos probióticos, ambos encontrados no kombucha.

Mas atenção: se você decidir experimentar o kombucha caseiro, verifique se está preparado adequadamente. A kombucha contaminada pode causar mais mal do que bem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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Saúde