5 Terapias Alternativas para aliviar a dor e o estresse

As terapias alternativas são métodos milenares que podem ajudar no tratamento de muitos problemas, inclusive depressão, estresse e enxaqueca.

Conheça os benefícios das terapias alternativas

Yoga, uma das terapias alternativas milenares.

Quando você ouve que precisa de terapia, qual a primeira impressão ou ideia que vem na sua mente?  Provavelmente você se vê sentado em um divã conversando sobre seus problemas para ficar em harmonia com seu eu interior. Entretanto, atualmente existem outras técnicas mais relax que também podem te ajudar a encontrar este equilíbrio. Dessa forma, separamos, dentre tantas opções, 5 terapias alternativas para aliviar a dor e o estresse.

De acordo com Viviane Fidélis, profissional que é referência na área em Belo Horizonte, as Terapias Alternativas são hoje uma das formas de trabalho que mais crescem no mundo. Geralmente elas fazem parte das medicinas orientais (como a Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Ayurveda), utilizadas a milhares de anos.

O aumento da procura por estes tratamentos se deve ao fato de que todas elas enfocam o ser humano como um todo, composto por espírito, mente, emoção e corpo físico. Sendo assim, no enfoque holístico a doença do corpo físico é apenas o reflexo das desarmonias que já existem nos campos energéticos.

Segundo a física quântica, todo o pensamento gera uma emoção. Dessa forma, se formos pessimistas, por exemplo, o pessimismo gerará mau humor, raiva, ressentimento ou alguma sentimento negativo. Essa somatização irá se converter  em desequilíbrio emocional, que trará desconforto físico, ou seja dores e outras disfunções.

Conheça as vantagens das terapias alternativas

“As técnicas adotadas nas terapias alternativas mais procuradas, tais como Reiki, Yoga, Acupuntura, Reflexologia, Aromaterapia ajudam as pessoas a aliviar o estresse físico e emocional”, ressalta Viviane .

É possível tratar dores nas costas, TPM, ansiedades, medos, síndromes, além de prevenir e combater a depressão e insônia. Assim como tratar outras questões, que permeiam a vida do homem moderno: insatisfação no trabalho, problemas de relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de confiança e  coragem, dentre outros.

Tipos de terapias alternativas

Reiki: A palavra reiki significa energia vital universal. A técnica japonesa funciona com a imposição das mãos para canalizar a energia e assim renovar e harmonizar o corpo. Pode ser utilizado como terapia complementar no combate a depressão e ansiedade, dor crônica e insônia. Os reikianos, pessoas habilitadas para a prática, desenvolvem um amor incondicional, fluindo apenas boas energias.

Yoga: é uma prática que busca harmonizar a respiração com o corpo e a mente. Para isso são executadas técnicas de respiração, meditação e posturas. Os exercícios ajudam a a combater a insônia e ansiedade, corrigir posturas, contribui na cura de traumas e doenças, além de favorecer a concentração e disciplina. Seu objetivo é colaborar na promoção de saúde tanto física quanto psíquica.    

Acupuntura: Uma das mais conhecidas terapias da medicina tradicional chinesa, a acupuntura utiliza a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo para estimular o sistema nervoso. Assim, algumas reações acontecem, como ação analgésica ou anti-inflamatória. A técnica pode ser aplicada para tratar: angústia, depressão, enxaqueca, dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide,  úlcera e também asma, enfisema, bronquite, problemas circulatórios, AVC e angina de peito.

Reflexologia: Para a reflexologia, o pés, mãos, orelhas e rostos têm ligação direta com órgãos do corpo humano. A terapia alternativa propõe estimular alguns pontos essenciais e dessa forma colaborar para que o corpo seja revitalizado. Com a aplicação do método é possível expulsar toxinas, obter harmonização emocional, e ainda estímulo do sistema imunológico da circulação sanguínea.

Aromaterapia: que tal usar todo o poder dos óleos para tratar os desequilíbrios emocionais. Os óleos essenciais podem ser utilizados através de massagens, inalação, vaporização e também águas  de banho. Essa terapia ajuda no tratamento do estresse, desequilíbrios emocionais, infecções da pele, má digestão, problemas respiratórios, insônia, inflamação do sistema urinário e diminuição da líbido.

Enfim, vale lembrar que as 5 terapias alternativas para aliviar a dor e o estresse, apresentadas aqui estão disponíveis no Sistema Único de Saúde, SUS.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.