Anabolismo e catabolismo: Confira como o seu corpo funciona

Anabolismo e catabolismo: Confira como o seu corpo funciona

Primeiramente, vamos falar de anabolismo e catabolismo. Já ouviu alguma vez estas palavras?

Termo muito comum, utilizado entre fisiculturistas e aqueles assíduos praticantes de olho no desenvolvimento da musculatura.

Mas, de maneira simplória, para todos ficarmos entendidos. Anabolismo é o ganho de massa muscular e o catabolismo, seu oposto: perda de massa muscular. Entendidos? Então, vamos lá!

Muito se ouve de algum praticante em algum salão de musculação por aí:“preciso evitar o catabolismo’, “preciso manter meu estado anabólico”, e por aí vai.

Dois grupos

Segundo Ivan Togni Filho, médico especializado em emagrecimento, performance e longevidade, atuante no estado de São Paulo, em São José do Rio Preto, “nosso metabolismo pode ser dividido em dois grupos:

Anabolismo e catabolismo. Quando queremos hipertrofiar, que é o aumento, o ganho de massa muscular, buscamos o anabolismo.”

Porém o médico não para por aí: complementando a busca anabólica.

Entretanto ele acrescenta que para tal também é necessário buscar os nutrientes essenciais ao nosso organismo.

Acredito que já estamos bem entendidos sobre o anabolismo. Mas e o catabolismo?

Togni Filho explica: “o catabolismo é o contrário, por exemplo, as proteínas do tecido muscular sofrem quebra para a obtenção de energia.”

Mais claramente, o médico ainda aponta outros fatores que podem contribuir para a perda de massa muscular (catabolismo).

São elas: “O sono inadequado, bebidas alcoólicas, treinos longos com intensidade e duração erradas”.

Bem, com isso, já constatamos que não é chegar na academia, abrir o celular e simplesmente sair copiando o treino da blogueira famosa ou daquele famoso da internet por causa do corpo atlético dele.

Diferenças para cada indivíduo

O que serve para você pode ou não servir para mim, e por aí vai. Faça exames, consulte seu médico, tenha suas metas claras para esboçar ao profissional de Educação Física da sua academia.

Além disso, de acompanhamento de um profissional de Nutrição, você esbanjará saúde, exercitará em favor dos seus objetivos de maneira segura e o melhor: seja o catabolismo, ou o anabolismo. Afinal, cada um é um.

Anabolismo e catabolismo: Confira como o seu corpo funciona

Leia mais sobre saúde física e mental:













** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.