Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas

Você já pensou na diversidade de cores das frutas e como elas impactam diretamente a nossa saúde?

Conheça os benefícios das frutas vermelhas

Descubra os benefícios das frutas vermelhas

Elas têm a cor viva e geralmente aparecem para dar o toque final nas receitas de sobremesas. Em outras palavras, estamos falando das frutas vermelhas e também de tonalidade arroxeadas. Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas para o seu corpo.

Além de serem muito saborosas, morango, uva, açaí, melancia, romã, acerola, framboesa, cereja, amora, e mirtilo são exemplos de como esses alimentos agregam a saúde.

Separamos uma pequena lista com os 5 principais benefícios das frutas vermelhas para a sua saúde.

Benefícios das Frutas vermelhas, porque comê-las

Elas têm ótimo valor nutricional, devido a alta concentração de vitaminas e compostos bioativos, quer saber mais? Descubra 5 benefícios das frutas vermelhas.

  1. Ricas em vitamina C, antocianinas (responsáveis pela coloração) e flavonoides, com ação anti-inflamatória e antioxidante, as vermelhinhas auxiliam na redução do risco de doenças, como obesidade e colesterol.
  2. Ademais, protegem contra o envelhecimento precoce das células cerebrais, e dessa forma mantendo a memória saudável e preservando as funções cognitivas.
  3. Previnem a redução do desempenho físico e colaboram no funcionamento intestinal, por serem ricas em fibras.
  4. Ajudam a emagrecer e promovem saciedade, já que as frutas vermelhas têm baixa carga e índice glicêmico – 10 g de carboidratos a cada 100 g da fruta. A título de comparação, por exemplo: uma banana de 100 g terá por volta de 25 g de carboidratos, além de ter índice glicêmico mais elevado.
  5. São excelentes para a visão, pois apresentam enorme quantidade de vitaminas do complexo B, fósforo, vitamina C e cálcio.

Como consumir frutas vermelhas

Como consumir as frutas vermelhas? Primeiramente, nada de encher os morangos de açúcar e creme de leite, a saúde não resiste. Dessa forma, o ideal é consumi-las in natura e de produção orgânica.

Se você optar por sucos, a preferência é ingerir coar e adoçar, mas se o paladar pedir um docinho, prefira açúcar mascavo, demerara ou xilitol.

Geleias também são uma ótima opção e podem acompanhar biscoitos, pães, panquecas e até a tapioca.

Para dar um pouco mais de praticidade no dia a dia, as frutas vermelhas congeladas são uma boa pedida, pois prologam a validade e mantém os nutrientes dos alimentos. Congeladas elas se transformam em smothies ou shakes.

Frutas vermelhas ideais para a dieta: para quem é adepto de prática de atividades físicas, amoras, morangos, mirtilos e framboesas são excelentes aliados na busca do peso ideal ou dos músculos perfeitos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.