Horta sem agrotóxicos: como cultivar e principais cuidados

  • por em 16 de março de 2021

Horta sem agrotóxicos: como cultivar e principais cuidados

Alimentação sem a interferência de agrotóxicos: uma realidade cada vez mais distante dos brasileiros. Afinal, a produção de itens alimentícios em grandes quantidades tem sido maior como forma de atender à demanda.

No entanto, o preço a ser cobrado é alto, já que o excesso dessas substâncias prejudica diretamente a saúde dos humanos e do ecossistema. Com isso, efeitos de curta, média e longa duração tendem a provocar desde irritação na pele à morte.

Nesse sentido, pensar em formas alternativas de se alimentar e cuidar da natureza é a melhor saída. Portanto, a criação de uma horta particular pode fazer um enorme bem à sua vida.

Como fazer uma horta?

Primeiramente, é preciso pensar que tipo de cultura você deseja. Em outras palavras, saber qual verdura ou legume vai ser cultivado é importante por uma série de fatores.

Dentre as culturas mais comuns, destaca-se a cebolinha, a salsa, o almeirão, o manjericão, a hortelã, a couve, a alface e outros. Dessa forma, o local a receber o cultivo também não será prejudicado.

Qual o local ideal?

A resposta para essa pergunta vai depender do tamanho de sua casa ou apartamento. Com efeito, a primeira providência é escolher um lugar que tenha incidência de raios solares em boa parte do tempo. Além disso, disponibilidade de água de boa qualidade e um solo que contenha boas características químicas e biológicas.

Qual o melhor recipiente?

Mais uma vez, a decisão vai depender do tamanho da horta que você deseja. O recipiente mais adequado é aquele que promove um sistema radicular .

Esse sistema radicular está ligado à formação de órgãos subterrâneos que proporcionam a fixação dos órgãos no solo, ou seja, à raiz das culturas. Dessa forma, escolher um recipiente que promova uma boa absorção da água é fundamental.

Quais os principais cuidados para manter uma horta?

Adube regularmente;

Cuidado com a quantidade de água;

Escolha lugares ensolarados;

Escolha um local em que ela possa crescer; e que receba ar externo;

Atenção à drenagem;

Use sempre adubos orgânicos;

Horta sem agrotóxicos: como cultivar e principais cuidados

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.