Importância do equilíbrio emocional

Importância do equilíbrio emocional. Primeiramente, reflete em todas as áreas de nossas vidas, desde relacionamentos até o trabalho.

Perdeu o emprego? Claro que bate um desespero, mas logo em seguida vem aquela força interna que a levanta e faz com que busque outras opções ou até mesmo mude de carreira.

O casamento está em crise? Não é motivo para sair correndo, mas para analisar o que a deixa insatisfeita e como mudar.

O equilíbrio não significa a ausência de emoção, como imaginamos, mas sim, a reação que temos ao mundo.

Se vemos uma pessoa sofrendo, conseguimos nos colocar em seu lugar, mas temos a consciência de que o problema não é nosso.

Isso é equilíbrio. O desequilíbrio emocional traz aquela insatisfação geral com a vida, a sensação de impotência e de que nada acontece da maneira que queremos.

Isso pode gerar doenças psicológicas como depressão, estresse e pânico, como também problemas físicos, como enxaqueca, gastrite e alergias.

Por isso é tão importante buscarmos o famoso equilíbrio emocional. Pois só
com ele podemos ter uma vida plena, saudável e feliz.

Algumas práticas para alcançar o equilíbrio:

  • Meditação – existem diversas técnicas e todas são ótimas para limpar a mente, clarear as ideias e mudar a sua atitude perante a vida.
  • Lide com os seus sentimentos – não tente camuflar o que sente. Mesmo que se sinta envergonhada de assumir, encontre uma maneira de extravasá-los. Pode ser escrevendo um diário, fazendo terapia ou desabafando com uma amiga.
  • Mexa-se! – As atividades físicas liberam endorfinas e nos ajudam a acalmar a ansiedade, o estresse e a frustração. Está com raiva? Vá dar uma corrida no quarteirão!
  • Terapias alternativas – cromoterapia, aromaterapia, florais, acupuntura, Reiki e outras opções podem ajudá-la a encontrar o equilíbrio. Procure profissionais de confiança.
  • Natureza – passe um tempo ao ar livre, pise na grama e desacelere o ritmo de vez em quando. Isso acalma a mente, o corpo e o espírito.
  • Sim ao ócio! – Deixe um espaço reservado na agenda para não fazer nada. Esses períodos são ótimos para você pensar sobre a vida, refletir sobre suas escolhas e tomar as melhores decisões, sem se estressar demais

Quando estamos equilibradas somos mais criativas, produtivas, temos mais satisfação pessoal e lidamos melhor com os outros. Por isso precisamos sempre buscar a paz interior e a clareza de mente. Para podermos ser a melhor versão de nós mesmas a todo momento.

Importância do equilíbrio emocional

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.