Os seis benefícios da corrida de rua

Seja para manter a saúde em dia, ou por pura diversão confira aqui os seis
benefícios da corrida de rua e inclua de vez essa prática na sua rotina.
O esporte conquistou muitos adeptos nos últimos anos, prova disso são os
circuitos que tomaram conta do calendário esportivo dos belo-horizontinos.

Têm percurso para atletas veteranos e também para quem está só começando. O esporte não exige investimento mensal, já que é praticado ao ar livre. Sem mais delongas, apresentamos os motivos pelos quais queremos te convencer a calçar o tênis e ir pra rua.

Confira aqui os seis benefícios da corrida de rua para a sua vida.

Diminui o estresse

A corrida de rua ajuda a reduzir e combater dois dos males do homem moderno: o estresse e a depressão. Pesquisas apontam que correr aos menos três vezes por semana por no mínimo 30 minutos, tem efeito parecido com o uso de alguns medicamentos. A atividade, que é aeróbica, libera endorfina, um dos hormônios associados ao bem-estar.

Ajuda a perder peso

Um dos grandes benefícios da corrida de rua e que ao desenvolver a prática, o metabolismo acelera queimando calorias. O melhor da atividade é que mesmo após o fim do exercício, o corpo continua trabalhando na queima. Com a perda de peso, os níveis de colesterol no sangue diminuem.
Reduz a pressão arterial e melhora a capacidade cardiovascular

Se você busca prevenção, ou já apresenta algum problema ligado ao aumento da pressão arterial e circulação sanguínea, a corrida de rua é um excelente aliado para colocar a saúde em dia.

Protege a mente

Um dos seis benefícios da corrida de rua é que ela estimula o cérebro,
principalmente o humor e a memória. A atividade deixa a mente mais
conectada e “limpa”, além de aumentar a capacidade cognitiva e prevenir o
Alzheimer.

Deixa os ossos mais resistentes

Corrida de rua deixa os ossos mais resistentes também, estimulando a
formação de massa óssea. A osteoporose atinge em sua maioria, mulheres e a atividade pode ser uma excelente escolha e não tem restrição de idade.

Fazer amigos e ser mais sociável

A corrida de rua pode ser uma atividade social. É uma oportunidade para
conhecer pessoas e ampliar a rede de amigos. Com toda a motivação que o
esporte oferece, é natural que os adeptos fiquem mais entusiasmados em
interagir socialmente.

Fortalecer os músculos

Músculos, porque te quero. Correr na rua é indiscutivelmente um meio de fortalecer e desenvolver os músculos. A prática movimenta os músculos inferiores, como a panturrilha, o quadríceps, glúteos e o isquiotibiais (localizados na parte posterior da coxa), além de colocar para trabalhar na parte superior do corpo o deltoide e o bíceps.

Para começar a correr na rua:

Use um bom tênis e que ofereça amortecimento, corridas de rua não têm o
mesmo que impacto que a prática na esteira. Ao ar livre você lida com
obstáculos como os desníveis do solo, já a esteira proporciona um piso na
mesma constância.

Procure roupas leves e que permitam fluidez nos movimentos.
Consulte um médico antes de iniciar a prática, assim você evita inclusive
lesões.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.